Enfrentando a crise pelas margens:

Experiências de pessoas LGBTI + durante a ‘primeira onda’ da pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro e em São Paulo

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2021.15.13151

Resumo

Neste artigo, discutimos experiências de pessoas LGBTI+ vivendo nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo durante a ‘primeira onda’ da pandemia de Covid-19, em 2020. Temos como fundamentação teórica estudos de desastres e respostas a crises e de gênero, sexualidade e queer. Através de entrevistas semi-estruturadas, identificamos como condições estruturais fazem com que esta população esteja especialmente exposta aos impactos da pandemia, enquanto respostas governamentais a crise ignoravam suas necessidades específicas. Sentimentos de insegurança e instabilidade em função da condução da pandemia e de discursos discriminatórios pelo governo federal exacerbaram essas vulnerabilidades. Mais ainda, percebemos desigualdades em função de raça, gênero e classe na própria comunidade LGBTI+, levando a vulnerabilidades desiguais e estratégias de enfrentamento conforme as condições específicas das pessoas entrevistadas. Os serviços especializados para população LGBTI+ sofreram severas interrupções, fazendo com que movimentos sociais e grupos organizados criassem ou intensificassem suas próprias respostas, a parte ou até apesar do Estado. Ainda que a comunidade LGBTI+ demonstre a possibilidade de resistência e organização, enfatizamos que a omissão de responsabilidade das autoridades públicas na pandemia Covid-19 teve consequências significativas. Recomendamos que as respostas às crises tenham a participação direta das pessoas LGBTI + em seu planejamento, execução e avaliação, para ajudar a facilitar estratégias de redução de risco mais inclusivas.

Biografia do Autor

Luan Cassal, University of Manchester

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Educação pela University of Manchester

Billy Tusker Haworth, University of Manchester

Doutor em Geografia pela University of Sidney (Austrália), Professor do Humanitarian and Conflict Response Institute, University of Manchester (Inglaterra).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Carpes Barros Cassal, L., & Tusker Haworth, B. (2022). Enfrentando a crise pelas margens:: Experiências de pessoas LGBTI + durante a ‘primeira onda’ da pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro e em São Paulo. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(15), 307–335. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.15.13151

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre