Enfrentando a crise pelas margens:

Experiências de pessoas LGBTI + durante a ‘primeira onda’ da pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro e em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.15.13151


Resumo

Neste artigo, discutimos experiências de pessoas LGBTI+ vivendo nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo durante a ‘primeira onda’ da pandemia de Covid-19, em 2020. Temos como fundamentação teórica estudos de desastres e respostas a crises e de gênero, sexualidade e queer. Através de entrevistas semi-estruturadas, identificamos como condições estruturais fazem com que esta população esteja especialmente exposta aos impactos da pandemia, enquanto respostas governamentais a crise ignoravam suas necessidades específicas. Sentimentos de insegurança e instabilidade em função da condução da pandemia e de discursos discriminatórios pelo governo federal exacerbaram essas vulnerabilidades. Mais ainda, percebemos desigualdades em função de raça, gênero e classe na própria comunidade LGBTI+, levando a vulnerabilidades desiguais e estratégias de enfrentamento conforme as condições específicas das pessoas entrevistadas. Os serviços especializados para população LGBTI+ sofreram severas interrupções, fazendo com que movimentos sociais e grupos organizados criassem ou intensificassem suas próprias respostas, a parte ou até apesar do Estado. Ainda que a comunidade LGBTI+ demonstre a possibilidade de resistência e organização, enfatizamos que a omissão de responsabilidade das autoridades públicas na pandemia Covid-19 teve consequências significativas. Recomendamos que as respostas às crises tenham a participação direta das pessoas LGBTI + em seu planejamento, execução e avaliação, para ajudar a facilitar estratégias de redução de risco mais inclusivas.

Biografia do Autor

  • Luan Cassal, University of Manchester

    Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Educação pela University of Manchester

  • Billy Tusker Haworth, University of Manchester

    Doutor em Geografia pela University of Sidney (Austrália), Professor do Humanitarian and Conflict Response Institute, University of Manchester (Inglaterra).

Downloads

Publicado

01-07-2022

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre

Como Citar

Enfrentando a crise pelas margens:: Experiências de pessoas LGBTI + durante a ‘primeira onda’ da pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro e em São Paulo. (2022). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(15), 307-335. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.15.13151

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)