Entre silêncios e vertigens
Representação da lesbianidade em “Domingas e a cunhada” e “Beijo na Face”
DOI:

Resumo
Nesse ensaio buscamos desenvolver algumas reflexões sobre a lesbianidade, pensando o véu de silenciamentos e invisibilidades que parece repousar em torno da mesma. Aqui, tomamos o silêncio como ponto de partida, mas também como local de potência quando este é mobilizado em meio a narrativas que desestabilizam a heteronormatividade e suas conexões com o racismo e a lógica colonial. Tendo essas questões em vista, procuramos analisar as representações da lesbianidade nos contos “Domingas e a cunhada” (2010) e “Beijo na face” (2016), presentes nos livros Cada tridente em seu lugar e Olhos d’água, das autoras Cidinha da Silva e Conceição Evaristo, respectivamente, partindo de uma proposta que prioriza estabelecer um diálogo entre esses textos ficcionais e aqueles que remontam a tradição crítica do pensamento lésbico e/ou feminista negro. As narrativas analisadas têm em comum, para além de se inscreverem no campo da literatura afro-brasileira, a centralidade no que se refere ao protagonismo feminino e a vivência da lesbianidade, além de possuírem traços compartilhados no que diz respeito as trajetórias das personagens, como o exercício de equilíbrio que se exige de um amor que é (entre) visto por entre camadas de visibilidade e silenciamentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.