Educação superior e consciência política
percursos das ativistas do Lutas e Cores e da Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE
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Resumo
Este artigo objetiva compreender de que modo a educação superior pode auxiliar no processo de desenvolvimento da consciência política. Para tanto, contamos com a colaboração das ativistas organizadas na Marcha Mundial das Mulheres e no Coletivo Lutas e Cores de Caruaru-PE com curso superior concluído. O estudo se deu a partir de uma abordagem qualitativa e usou a entrevista semi-estruturada para levantamento dos dados empíricos que foram trabalhados através da análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de três grupos de consciência política antes do ingresso na educação superior: a consciência política não desperta, a consciência política parcialmente desperta e a consciência política desperta. Todos os três grupos foram transformados de diferentes maneiras após o ingresso na educação superior. O estudo conclui que essas transformações ocorrem principalmente através da proximidade que a educação superior proporciona, não somente com as discussões cientificas, mas também com os movimentos sociais.
Palavras chave: mulheres, consciência política, feminismo, educação superior.
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