Educação superior e consciência política

percursos das ativistas do Lutas e Cores e da Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2021.15.12237

Resumo

Este artigo objetiva compreender de que modo a educação superior pode auxiliar no processo de desenvolvimento da consciência política. Para tanto, contamos com a colaboração das ativistas organizadas na Marcha Mundial das Mulheres e no Coletivo Lutas e Cores de Caruaru-PE com curso superior concluído. O estudo se deu a partir de uma abordagem qualitativa e usou a entrevista semi-estruturada para levantamento dos dados empíricos que foram trabalhados através da análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de três grupos de consciência política antes do ingresso na educação superior: a consciência política não desperta, a consciência política parcialmente desperta e a consciência política desperta. Todos os três grupos foram transformados de diferentes maneiras após o ingresso na educação superior. O estudo conclui que essas transformações ocorrem principalmente através da proximidade que a educação superior proporciona, não somente com as discussões cientificas, mas também com os movimentos sociais.

Palavras chave: mulheres, consciência política, feminismo, educação superior.

Biografia do Autor

Allene Carvalho Lage, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Allene Carvalho Lage - Professora Doutora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (UFPE-PPGEDUC-CAA) e Coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina. e-mail: allenelage@yahoo.com.br

Perycles Macedo, UFPE

Perycles Emmanoel Gomes de Macêdo - Graduando em Licenciatura em pedagogia na UFPE – CAA. Bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desencolhimento Científico e Tecnológico (CNPq). e-mail: perycles.macedo@gmail.com 

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

Lage, A. C., & Macedo, P. (2022). Educação superior e consciência política: percursos das ativistas do Lutas e Cores e da Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(15), 249–280. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.15.12237

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre