Repensando as infâncias das crianças negras: notas afroperspectivistas e introdutórias a partir do Sopapinho Poético

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2020.9.10442

Resumo

Neste artigo realizamos uma discussão a respeito dos lugares das crianças negras nas pesquisas acadêmicas, a partir de uma revisão bibliográfica e de uma discussão teórico-conceitual. Este estudo parte de uma significativa ausência das crianças negras nas discussões sobre infâncias ou da sua presença circunscrita pelo racismo. Apresentamos parte do material produzido em minha pesquisa de graduação em psicologia, a partir do Sarau Sopapo Poético em Porto Alegre/RS, trazendo as experiências das crianças participantes do Sopapinho Poético para interrogar as experiências que costumam ser atribuídas às crianças negras nos estudos. Em diálogo com a Filosofia Afroperspectivista, a partir de sua ética policêntrica e pluralista, problematizamos a concepção dos saberes universais e salientamos a potência contida nas infâncias, principalmente das crianças negras, a partir suas várias formas de compreender o mundo. Com as experiências percebidas a partir do Sopapinho Poético, perguntamos: é possível pensar na ideia de uma escola-sarau? Sobretudo no que tange aos efeitos potentes às crianças de perceberem-se como negras a partir de referências pluriversais e positivas, em resistência e apesar do racismo da sociedade brasileira. 

Biografia do Autor

Liziane Guedes da Silva, Mestranda em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Psicóloga (UFRGS). Pesquisadora das temáticas: psicologia preta, relações raciais, psicologia social, filosofia afroperspectivista e infâncias.

Renato Noguera, UFRRJ e UFRJ

Renato Noguera é Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro). Noguera coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Noguera está envolvido com os projetos de pesquisa: O que as crianças pensam sobre a escola: imagens, palavras e infâncias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e, "Modernidade" na perspectiva da Crítica da Razão Negra; coordena o projeto de Extensão Brinquedoteca Pedagoginga. Noguera também é autor, roteirista e dramaturgo infantil.

Referências

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Educação infantil, igualdade racial e diversidade: ascpectod políticos, jurídicos e conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade - CEERT, 2012.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6ª ed., 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2000/2017.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. O processo de socialização na educação infantil: a construção do silencio e da submissão. Rev. Bras. Cresc. Des. Hum. S. Paulo, 12(2), 1999.

DORNELLES, Leni Vieira; MARQUES, Circe Mara. Pedagogias da racialidade: modos de se constituir crianças negras em escolas de educação infantil do Brasil. Rev Propuesta educativa, n.43, junio, 2015.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FAUSTINO, Deivison Mendes. Frantz Fanon: capitalismo, racismo e a sociogênese do colonialismo. SER Social, Brasília, v. 20, n. 42, p. 148-163, jan.-jun./2018. Disponível em: < https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/14288 >. Acesso em 26 abr. 2020.

FAVERO, Sofia Ricardo; MACHADO, Paula Sandrine. Diagnósticos benevolentes na infância: crianças trans e a suposta necessidade de um tratamento precoce. Rev Docência e Cibercultura – Redoc, v.3, n.1, jan/abr 2019, p.102-126. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/40481>. Acesso em 08 jan. 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MOORE, Carlos. Racismo & sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. 2ª ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2012.

NOGUEIRA, Renato. Entre a linha e a roda: infância e educação das relações étnico-raciais. Rev do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes – UNIGRANRIO. Vol.1, n.15, 2017.

NOGUERA, Renato, BARRETO, Marcos. Infancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. Rev childhood & philosophy, Rio de janeiro, v. 14, n. 31, set.-dez., pp. 625-644, 2018.

NOGUERA, Renato. Infância em afroperspectivista: articulações entre Sankofa, ndaw e terrisxistir. Rev Sul-americana de Filosofia e Educação – RESAFE, n.31, mai-out, 2019, p. 53 -70. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/28256>. Acesso em 27 nov. 2019.

NOGUERA, Renato; ALVES, Luciana Pires. Infâncias diante do racismo:teses para um bom combate. Rev Educação e Realidade, Porto Alegre, v.44., n.2, e.88632, 2019.

NUNES, Míghian Danae Ferreira. Cadê as crianças negras que estão aqui?: o racismo (não) comeu. Rev Latitude, Vol. 10, nº 2, pp. 383-423, 2016.

NUNES, Míghian Danae Ferreira. Mandingas da infância: as culturas das crianças pequenas na escola municipal Malê Debalê, em Salvador (BA). Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: s.n., 2017. 431 p.

RODRIGUES, Alexsandro; ALVIM Davis Moreira; ZAMBONI, Jésio; BRASILEIRO, Castiel Vitorino; ROCON, Pablo Cardozo; ROSEIRO, Steferson Zanoni. No entre-lugar da criança (des)viada e (des)avisada: A língua afiada corta e nos faz criançar. Rev Periódicus – Estudos indisciplinares em gêneros e sexualidades, Salvador, n. 9, v. 1, maio-out. 2018

SANTIAGO, Flávio. Gritos sem palavras: resistências das crianças pequenininhas negras frente ao racismo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.02, p. 129-153, Abril-Junho, 2015.

SILVA, Marcella Padilha Dantas da; BRANCO, Angela Uchoa. Negritude e Infância: relações étnico-raciais em situação lúdica estruturada. Rev Psico, Porto Alegre, PUCRS, v. 42, n. 2, pp. 197-205, abr./jun. 2011.

SOUZA, Neusa S. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Silva, L. G. da, & Noguera, R. (2020). Repensando as infâncias das crianças negras: notas afroperspectivistas e introdutórias a partir do Sopapinho Poético. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 3(9), 187–203. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.9.10442

Edição

Seção

Dossiê Temático: Tornar-nos Criança: Auto-Etnografias, Cuidados e Reparações