PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO

CORPORAÇÕES DEFININDO POLÍTICAS E SUJEITOS

Autores

DOI:

10.56267/rdtps.v8i15.14448

Palavras-chave:

Escola, Socialização, Políticas Educacionais, Corporativismo

Resumo

O presente ensaio apresenta reflexões sobre a relação do papel do Estado e a instituição escolar na formação de sujeitos, identificando de que modo as políticas adotadas nas reformas recentes da Educação Nacional têm sido formuladas com a participação de atores não estatais. A mobilização de capital econômico e simbólico, influenciam a formulação das políticas educacionais, contribuindo na formação de sujeitos alinhados à perspectiva de formação do homo-economicus, baseada na self made man. O ideal do sujeito empreendedor, atuando como empresário de si mesmo e o modus operandi da escola basear-se nas lógicas corporativas empresariais, difundem princípios e norteiam ações das instituições de educação buscando formar subjetividades alinhavadas a perspectivas economicistas. Conclui-se que a escola enquanto campo de luta, de significados e contradições, mostra-se espaço potente e fundamental para a formação de um ethos social, que pode ser colocada a serviço da formação utilitarista e pragmática, formando para a perspectiva economicista. No entanto, é preciso reconhecer as diferentes vozes e o pluralismo de ideias, de modo a buscar consensos e identificar o que se pretende, quais os objetivos e o papel da escola do nosso tempo.

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Biografia do Autor

Crístian Andrei Tisatto, UNISINOS

Doutorando em Ciências Sociais - bolsista CAPES/UNISINOS. Mestre em Ciências Sociais - CAPES/UNISINOS. Especialista em Gestão Escolar - Supervisão e Orientação Educacional e Metodologia de Ensino de Sociologia. Graduado em Ciências Sociais/UNISINOS, Geografia - Licenciatura/Uniasselvi e Pedagogia/UNINTER. Além disso, tem formação em nível médio de Magistério e Curso Técnico em Multimeios Didáticos - IFSUL. É professor adjunto de Ciência Política, no Centro Universitário FTEC. Atua como professor da Rede Municipal de Ensino de Ivoti e professor de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos -EJA, no Colégio Marista São Marcelino Champagnat. Foi professor da área de Ciências Humanas no ensino fundamental e médio, na rede estadual de ensino/RS. No município de Campo Bom foi servidor efetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social, atuando na área de políticas sociais. Atuou na área de educação como professor de anos iniciais e Informática Educativa. Também trabalhou na coordenação do Programa de Esporte e Lazer - PELC/NH. Possui publicações em periódicos e revistas de Educação e Ciências Sociais, além de formações complementares nestas áreas. Tem interesses de pesquisa na área de Sociologia, Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu, Educação, Direitos Humanos e Políticas Públicas.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

TISATTO, C. A. . PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO: CORPORAÇÕES DEFININDO POLÍTICAS E SUJEITOS. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 13–47, 2022. DOI: 10.56267/rdtps.v8i15.14448. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/14448. Acesso em: 23 abr. 2024.