TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVO

UMA ANÁLISE A PARTIR DO RECURSO ORDINÁRIO Nº 0000450-57.2017.5.23.0041

Autores

Palavras-chave:

Escravidão. Dissenso. Jurisprudencial.

Resumo

A pesquisa ora apresentada, busca analisar os novos conceitos e formas de trabalho análogo a escravidão, tendo, como parâmetro de análise, os termos do acórdão proferido no Recurso Ordinário nº 0000450-57.2017.5.23.0041, proferido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região. A grande discussão que ainda envolve os magistrados de primeira instância e os Tribunais superiores acerca do trabalho análogo a escravidão diz respeito a caracterização do instituto, especialmente quanto as formas contemporâneas de escravidão. Isso porque, para alguns intérpretes da lei, para caracterização da condição análoga a escravidão é fundamental que haja restrição da locomoção do trabalhador pelo empregador, ou o cerceamento da liberdade do trabalhador. De outro lado, os magistrados têm considerado trabalho análogo a escravidão qualquer das condutas previstas no artigo 149 do Código Penal, independentemente da privação de liberdade do trabalhador. A investigação pretende examinar o dissenso jurisprudencial acerca das formas contemporâneas de trabalho análogo a escravidão a luz da legislação interna e internacional. Empregou-se em relação aos métodos, a pesquisa bibliográfica, histórica, conceitual e normativa; e pesquisa descritiva. Quanto à organização de raciocínio, o método utilizado foi o dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Rosin Figueiredo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Especialista em Direito Civil e Consumidor pela Universidade Candido Mendes. Integrante do Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho Contemporâneo da Faculdade de Direito da UFMT. Advogada.

Saul Duarte Duarte Tibaldi, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre e Doutor em Direito do Trabalho pela Pontífice Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Professor Adjunto e Diretor da Faculdade de Direito da UFMT.

Referências

BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região. Disponível em: https://solucoes.trt23.jus.br/pesquisajulgados/?tipo=ACORDAOS. Acesso em 20 jun. 2019.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Boletim de Jurisprudência Internacional. Trabalho Escravo. Edição 01. Dez. 2017 http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/jurisprudenciaPesquisasFavoritas/anexo/TrabalhoEscravo.pdf.

BRASIL. Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Disponível em: https://www2.cjf.jus.br/jurisprudencia/trf1/. Acesso em 20 jun. 2019.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Trabalho Escravo no Brasil em Retrospectiva: Referências para estudos e pesquisas. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/publicacao-reune-referencias-para-estudo-sobre-trabalho-escravo> Acesso em 13. Jul. 2019.

CORTEZ, Julpiano Chaves. Trabalho escravo no contrato de emprego e os direitos fundamentais. 2. Ed. São Paulo, LTr, 2014.

FLAITT, Isabela Parelli Haddad. O trabalho escravo à luz das Convenções ns. 29 e 105 da Organização Internacional do trabalho. In: ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de; COLNAGO, Lorena de Melo Rezende. Direito internacional do trabalho e as convenções internacionais da OIT comentadas. São Paulo: LTr, 2014.

KOWARIK, Lucio. Trabalho e Vadiagem: a origem do trabalho livre no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: paz e terra. 1994.

OIT. Organização Internacional do Trabalho. Disponível em: <https://www.ilo.org/global/lang--en/index.htm> Acesso em: 20 jun. 2019.

SOARES, Flaviana Rampazzo. Interlocuções entre direitos humanos e direito do trabalho e a necessária proteção à dignidade da pessoa do trabalhador. In Direitos humanos dos trabalhadores/ Rubia Zanotelli de Alvarenga, (organizadora); prefácio Georgenor de Sousa Franco Filho. – São Paulo: LTr, 2016, p.30

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

ROSIN FIGUEIREDO, V.; DUARTE TIBALDI, S. D. TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO RECURSO ORDINÁRIO Nº 0000450-57.2017.5.23.0041. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 428–452, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/9308. Acesso em: 20 abr. 2024.