PROJETOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA UFMT: O ESPAÇO DA TEMÁTICA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico. Formação Profissional, Serviço Social, Infância e Adolescente

Resumo

O artigo trata dos projetos de formação profissional em Serviço Social na UFMT e a forma como contemplaram a temática das políticas e direitos voltados para as crianças e adolescentes. O estudo buscou contemplar todos os projetos pedagógicos, desde a criação do curso, prestes a completar 50 anos de existência. Para tanto, foram priorizadas as análises dos títulos e das ementas das disciplinas ofertadas nesse período, assim como os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) disponíveis no acervo institucional. O referido estudo está sendo adensado através da execução do Projeto de Pesquisa “Formação Profissional em Serviço Social na UFMT: História e Direção Político-Pedagógica”, registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT.

Biografia do Autor

Josiley Carrijo RAFAEL, Editora Sustentável

Doutor em Serviço Social pela UFRJ; Professor Adjunto do Departamento de Serviço Social da UFMT.

Eva Emilia Freire do Nascimento AZEVEDO

Doutoranda em Educação pela UFMT; Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da UFMT.

Referências

GIAQUETO, Adriana. Caminhos para a atenção à infância e adolescência no Brasil: as políticas sociais e as legislações. In: Revista Àgora,: Políticas Públicas e Serviço Social, Ano 2, n. 04, julho de 2006. Disponível em www.asssitentesocial.com.br

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007.

IAMAMOTO, Marilda Villela & CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 15ª edição. São Paulo: Cortez, 2003.

KAMEYAMA, N. A trajetória da produção de conhecimentos em Serviço Social: avanços e tendências (1975-1997). In: ABESS. Cadernos ABESS, nº 08. São Paulo: Cortez, 1998.

LUKÁCS, György. Para uma Ontologia do Ser Social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O Capital: Critica da economia política. Livro 1: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro 3: o processo global da produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2001.

MONTAÑO, Carlos. A natureza do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, Josiane Soares. Neoconservadorismo Pós-Moderno e Serviço Social brasileiro. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA et al. A pesquisa, a produção e a divulgação de conhecimento dos programas de Pós-Graduação na área de Serviço Social. In: CARVALHO, Denise Bomtempo Birche. SILVA, Maria Ozanira da Silva (orgs). Serviço Social, Pós-Graduação e Produção de Conhecimento no Brasil. São Paulo: Cortez, 2005.

UFMT. Projeto de Formação Profissional do Assistente Social na UFMT. Departamento de Serviço Social – Centro de Ciências Sociais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 1985 (mimeo).

UFMT. Projeto de Formação Profissional Currículo – ano 2001. Departamento de Serviço Social. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 1999 (mimeo).

UFMT. Projeto Político Pedagógico Serviço Social. Departamento de Serviço Social – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 1997 (mimeo).

UFMT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. Departamento de Serviço Social – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 2007 (mimeo).

UFMT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. Departamento de Serviço Social – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 2007 (mimeo).

UFMT. Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social. Departamento de Serviço Social – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 2010 (mimeo).

YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

Downloads

Publicado

2019-07-15