PROJETOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA UFMT: O ESPAÇO DA TEMÁTICA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Palavras-chave:
Projeto Pedagógico. Formação Profissional, Serviço Social, Infância e AdolescenteResumo
O artigo trata dos projetos de formação profissional em Serviço Social na UFMT e a forma como contemplaram a temática das políticas e direitos voltados para as crianças e adolescentes. O estudo buscou contemplar todos os projetos pedagógicos, desde a criação do curso, prestes a completar 50 anos de existência. Para tanto, foram priorizadas as análises dos títulos e das ementas das disciplinas ofertadas nesse período, assim como os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) disponíveis no acervo institucional. O referido estudo está sendo adensado através da execução do Projeto de Pesquisa “Formação Profissional em Serviço Social na UFMT: História e Direção Político-Pedagógica”, registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT.
Downloads
Referências
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007.
IAMAMOTO, Marilda Villela & CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 15ª edição. São Paulo: Cortez, 2003.
KAMEYAMA, N. A trajetória da produção de conhecimentos em Serviço Social: avanços e tendências (1975-1997). In: ABESS. Cadernos ABESS, nº 08. São Paulo: Cortez, 1998.
LUKÁCS, György. Para uma Ontologia do Ser Social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. O Capital: Critica da economia política. Livro 1: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro 3: o processo global da produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2001.
MONTAÑO, Carlos. A natureza do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, Josiane Soares. Neoconservadorismo Pós-Moderno e Serviço Social brasileiro. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA et al. A pesquisa, a produção e a divulgação de conhecimento dos programas de Pós-Graduação na área de Serviço Social. In: CARVALHO, Denise Bomtempo Birche. SILVA, Maria Ozanira da Silva (orgs). Serviço Social, Pós-Graduação e Produção de Conhecimento no Brasil. São Paulo: Cortez, 2005.
UFMT. Projeto de Formação Profissional do Assistente Social na UFMT. Departamento de Serviço Social – Centro de Ciências Sociais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 1985 (mimeo).
UFMT. Projeto de Formação Profissional Currículo – ano 2001. Departamento de Serviço Social. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 1999 (mimeo).
UFMT. Projeto Político Pedagógico Serviço Social. Departamento de Serviço Social – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 1997 (mimeo).
UFMT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. Departamento de Serviço Social – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 2007 (mimeo).
UFMT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. Departamento de Serviço Social – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 2007 (mimeo).
UFMT. Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social. Departamento de Serviço Social – Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 2010 (mimeo).
YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.