ACUMULAÇÃO CAPITALISTA: sistema desmascarado por Marx há quase 180 anos
Palavras-chave:
Materialismo histórico, Acumulação do capital, Relações de produçãoResumo
O presente artigo apresenta uma reflexão atual sobre o processo de produção e reprodução da força de trabalho e sobre a evolução da acumulação capitalista, com consequente centralização do capital em detrimento da qualidade de vida dos trabalhadores. Enfatizamos que o momento é de elevação do exército industrial de reserva e da opressão da classe trabalhadora. A temática é aqui retomada para pensar a conjuntura atual, de retirada e direitos, e para revigorar a luta dos trabalhadores brasileiros.Downloads
Referências
BUEY, Francisco Fernández. Marx ( Sem Ismos). tradução e apresentação Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.
GORENDER, Jacob. Apresentação de O CAPITAL: Critica a Economia Política – O processo de produção do Capital. revisão Paul Singer, tradução Regis Barbosa e Flávio R Klothe. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996.
LENIN, Valdimir Ilitch. O Estado e a revolução: o que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na revolução. tradução revista por Aristides Lobo. 1. ed. 2. reimp. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2009.
MARX, Karl. O CAPITAL: Critica a Economia Política – O processo de produção do Capital. Vol. 1, livro primeiro Cap. I a XII, revisão Paul Singer, tradução Regis Barbosa e Flávio R Klothe. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.