COTAS NO ENSINO SUPERIOR: PRIVILÉGIO OU DIREITO

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Lei das Cotas, Política Social

Resumo

A proposta deste artigo é analisar correntes de pensamento antagônicos sobre a implementação da Lei 12.711/2012 a Lei de Cotas, que institui legalmente a entrada de estudantes vindos da escola pública pobres, pretos, pardos e indígenas no ensino superior. Para subsidiar a discussão, de que todos têm igualdade de oportunidades e o esforço individual será o balizador de entrada ou não no ensino superior, utilizamos os dados do Instituto de Educação Anísio Teixeira – INEP na construção do padrão de aprendizagem oferecido nas redes públicas e privadas e que rede atende qual perfil de estudantes. No tocante à crença de que os estudantes cotistas são responsáveis pelo baixo aproveitamento nas universidades, levantamos o aproveitamento dos ingressantes cotistas e não cotistas na Universidade Federal de Mato Grosso nos anos de 2013 a 2016.

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Biografia do Autor

Keyla Cristina da Silva Leoncio, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Ciencias da Educação pela Universidad Marta de Abreu - de Las Vilas- Cuba; Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior e em Gestão Pública; Graduada em Pedagogia e Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso

Erivã Garcia Velasco, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 1994, com mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2001). Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com pesquisa realizada sobre qualificação profissional de jovens em Mato Grosso e o processo de ideologização. A área de interesse contempla estudos e análises de políticas públicas e sociais, sobretudo sua constituição contemporânea e rebatimentos sobre a garantia e ampliação de direitos, as implicações na vida coletiva e de distintos sujeitos sociais, com interesse sobre os direitos da infância, adolescência e da juventude

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Publicado

2018-09-02

Como Citar

LEONCIO, K. C. da S.; VELASCO, E. G. COTAS NO ENSINO SUPERIOR: PRIVILÉGIO OU DIREITO. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 122–140, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8859. Acesso em: 20 abr. 2024.