TERCEIRIZAÇÃO BANCÁRIA: a jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região nos anos de 2012 e 2016

Autores

Palavras-chave:

Direito do Trabalho, Terceirização bancária, TRT-2.

Resumo

Este artigo analisa a jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região frente a casos de terceirização bancária submetidos à sua avaliação nos anos de 2012 e 2016. Atualmente há um crescimento da tensão sobre a temática da terceirização: ao mesmo tempo em que se vive plena expansão do fenômeno, por iniciativa das grandes empresas, experimenta-se um esgotamento teórico da divisão jurídica entre atividade-meio e atividade-fim nos Tribunais do Trabalho e um acirramento das disputas no Congresso Nacional sobre a regulamentação. A pesquisa pretende observar mudanças no conteúdo das decisões do TRT-2 a partir da hipótese de que o ano de 2014 teria representado uma reviravolta jurisprudencial, por ter sido a ocasião do recebimento da Repercussão Geral sobre o tema da terceirização no Supremo Tribunal Federal. Situar os dados dois anos antes da Repercussão Geral e dois anos depois tem como propósito verificar mudanças de maneira ilustrativa. A pesquisa faz uma análise quantitativa e qualitativa sobre a base de dados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Pretzel Claro, Universidade de São Paulo

Advogada trabalhista, graduada em Direito pela Universidade de São Paulo, membra da Rede Feminista de Juristas - DeFEMde

Referências

ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo, 2000.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2004.

DELGADO, Mauricio Godinho. Direitos Fundamentais na Relação de Trabalho. Revista do Ministério Público do Trabalho, Brasília, ano XVI, n. 31, mar. 2006.

HARY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

PIRES, Álvaro P. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: J. Poupart; J.-P. Deslauriers; L.-H.Groulx; et al. (Eds.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 154-211.

SANCHES, Ana Tercia. Terceirização e terceirizados no setor bancário: relações de emprego, condições de trabalho e ação sindical. 2006. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Reestruturação nos bancos no Brasil: Desemprego, subcontratação e intensificação do trabalho. Revista Educação e Sociedade, ano XX, nº 68, 1999.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

CLARO, A. P. TERCEIRIZAÇÃO BANCÁRIA: a jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região nos anos de 2012 e 2016. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 132–153, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8805. Acesso em: 19 abr. 2024.