Editorial
Palavras-chave:
1. Política social. 2. Direito agroambiental. 3. Trabalhador – Proteção social. I. Universidade Federal de Mato Grosso.Resumo
A revista “Direitos, Trabalho e Política Social”, em seu terceiro número, apresenta treze artigos elaborados a partir do tema central da presente edição, que é o meio ambiente do trabalho e trabalho análogo à escravidão, mantendo a linha de atender às demandas apresentadas pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e em Direito Agroambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Esta publicação é viabilizada pelo Projeto Ação Integrada (PAI), coordenado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE/MT), pela Procuradoria Regional do Trabalho da 23a Região (PRT-23) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O PAI é apoiado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETECS/MT), pela Fundação Uniselva, pelo SENAI, pelo SESI, pelo Centro de Pastoral para Migrantes e pelo Centro Burnier Fé e Justiça.
A viabilização desta Revista representa um compromisso de todas as entidades participantes do PAI em produzir e publicizar conhecimento como mecanismo para a reflexão sobre os diversos problemas que envolvem o mundo do trabalho. Trata-se de uma forma de colocar em debate para a sociedade mato-grossense temas de grande relevância, cujo estudo tem a possibilidade de servir de instrumental para analisar a realidade local.
O tema escolhido para esta edição, meio ambiente do trabalho e trabalho análogo à escravidão, é um dos principais assuntos na ordem do dia no mundo do trabalho. A ligação entre os dois elementos é intensa, tendo em vista que parcela expressiva dos trabalhadores resgatados em condições análogas à de escravo no Brasil e em Mato Grosso se dá em decorrência da identificação de condições degradantes, em que disposições de saúde e segurança são flagrantemente desrespeitadas.
Os onze artigos publicados nesta edição, sob perspectivas distintas, abordam o trabalho em condições análogas à de escravo e o meio ambiente do trabalho e apresentam contribuições relevantes para se refletir sobre esses temas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.