TRABALHO DOCENTE CERCADO POR CIRCUNSTÂNCIAS QUE SÃO FONTES DE ADOECIMENTO

Autores

  • Paula Adriana de Matos Freitas editorasustentavel@gmail.com
    Mestranda no Programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
  • Marluce Souza e Silva marluce.ass@gmail.com
    Docente no Curso de Graduação em Serviço Social e no Programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso; Graduada em Serviço Social e em Direito (UFU), com mestrado e doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília – UnB, atuando como pesquisadora nas seguintes temáticas: Trabalho escravo; Saúde do trabalhador; Previdência Social e Dívida Pública.

Palavras-chave:

Trabalho docente. Adoecimento. Violência.

Resumo

Considerando o atual contexto sócio político brasileiro, este artigo apresenta elementos que permitem refletir sobre o trabalho docente nas instituições federais de ensino e apresenta fundamentos teóricos e empíricos que confirmam a hipótese de que os servidores públicos da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT atravessam período de sofrimento com a sobrecarga de trabalho, com a competitividade vaidosa entre os “pares”, com a desvalorização e a desorganização de suas atividades laborais. A violência estabelecida entre tais trabalhadores é percebida não apenas pelos depoimentos de docentes, mas também pelos registros disponibilizados pela instituição, em sua home page, onde estão relacionados os Processos Administrativos e os Inquéritos Investigativos instaurados para apurar fatos que envolvem servidores e discentes da instituição. Aponta que o Burnout pode ser o responsável pelo processo de adoecimento dos docentes e pelos prejuízos causados ao ensino superior, pois elementos sinalizam para o esgotamento emocional do professor, para a sua despersonalização e, paradoxalmente, para uma sobrecarga horária de trabalho versus baixo envolvimento nas atividades. É inegável a hipótese de que o trabalho docente esta cercado por circunstâncias que são fontes de adoecimento.

 

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Biografia do Autor

Paula Adriana de Matos Freitas, Mestranda no Programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso.

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade
Federal de Mato Grosso.

Marluce Souza e Silva, Docente no Curso de Graduação em Serviço Social e no Programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso; Graduada em Serviço Social e em Direito (UFU), com mestrado e doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília – UnB, atuando como pesquisadora nas seguintes temáticas: Trabalho escravo; Saúde do trabalhador; Previdência Social e Dívida Pública.

Docente no Curso de Graduação em Serviço Social e no Programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso; Graduada em Serviço Social e em Direito (UFU), com mestrado e doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília – UnB, atuando como esquisadora nas seguintes temáticas:Trabalho escravo; Saúde do trabalhador; Previdência Social e Dívida Pública.

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Publicado

2016-01-02

Como Citar

FREITAS, P. A. de M.; SOUZA E SILVA, M. TRABALHO DOCENTE CERCADO POR CIRCUNSTÂNCIAS QUE SÃO FONTES DE ADOECIMENTO. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 126–151, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8768. Acesso em: 19 abr. 2024.