A REVERBERAÇÃO DO SOFRIMENTO NA READAPTAÇÃO DE PROFESSORAS ADOECIDAS
DOI:
https://doi.org/10.56267/rdtps.v11i21.19610Palavras-chave:
Doenças laborais, Readaptação docente, Psicodinâmica, TrabalhoResumo
Este artigo objetiva apresentar as vivências no processo de readaptação de docentes afastados de sala de aula por adoecimento. É um estudo qualitativo à luz da Psicodinâmica do Trabalho. Participaram da pesquisa cinco professoras da Rede Municipal de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Todas responderam a um questionário sociodemográfico e responderam uma entrevista sobre a trajetória laboral e as vivências na nova função. A análise de conteúdo das narrativas permitiu sistematizar as categorias, sendo: trajetórias no magistério; o adoecimento; violências na readaptação; e ser readaptada. Apesar de instituída no município, a readaptação reforça experiências de rejeição, insegurança, preconceito e violência, agravados pela falta de reconhecimento, que contribui para o quadro patogênico.
Downloads
Referências
AMARAL, G. A. Escuta clínica do trabalho e (re)significação do sofrimento de professoras readaptadas. 2018. 234 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.
BARRETO, M.; HELOANI, R. Violência, saúde e trabalho: a intolerância e o assédio moral nas relações laborais. Serviço Social & Sociedade, [S.l.], n. 123, p. 544-561, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-6628.036. Acesso em: 07 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 abr. 1991. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm Acesso em 03 jan. 2020.
CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout: diferenças segundo níveis de ensino. Psico, [S. l.], v. 41, n. 4, p. 495-502, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/4881 Acesso em: 20 jan. 2023.
CORUMBÁ/MS. Lei Complementar n. 042, de 8 de dezembro de 2000, alterada pela Lei Complementar n. 139, de 21 de dezembro de 2010. Dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos de município de Corumbá da administração direta, indireta e das entidades fundacionais, e dá outras providências. Disponível em: https://www.tce.ms.gov.br/storage/docdigital/2009/09/00000441.pdf Acesso em: 03 jan. 2020.
CORUMBÁ/MS. Lei Complementar n. 150, de 04 de abril de 2012. Institui o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Municipal de Corumbá e dispõe sobre direitos, vantagens e obrigações de seus integrantes. Disponível em: https://bit.ly/4cqYReU. Acesso em: 03 abr. 2020.
DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 6 ed. São Paulo: Cortez-Oboré, 1992.
DEJOURS, C. Addendum. In: LANCMAN, S.; SZNELWAR, L. I. (org.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, 2011. p. 49-106.
DEJOURS, C. Trabalho vivo: trabalho e emancipação. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.
DUBAR, C. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 351-367, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000200003 Acesso em 07 abr. 2023.
ESTEVE, J. M. El mal estar docente. 3. ed. Barcelona: Paidós, 1994.
FARIAS, J. V. de; MIGUEL, J. R. Readaptação funcional: uma voz silenciada no canto da escola. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 44, p. 301-332, 2019. Disponível em: http://idonline.emnuvens.com.br/id. Acesso em: 15 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1620.
FERREIRA, G. N. Professores readaptados em um município do litoral norte de SP: mudanças e conflitos em sua identidade profissional. Orientadora: Rachel Duarte Abdala. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano) – Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, 2017.
GAULEJAC, V. de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. São Paulo: Ed. Ideias e Letras, 2007.
HELOANI, J. R. Assédio moral: a dignidade violada. Revista Aletheia, n. 22, p. 101-108, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/aletheia/n22/n22a10.pdf Acesso em: 03 jan. 2023.
MORAES, R. D. Estratégias defensivas. In: VIEIRA, F. de O.; MENDES, A. M.; MERLO, Á. R. C. (org.). Dicionário critico de gestão e psicodinâmica do trabalho. Curitiba: Juruá, 2013. p. 153-157.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Porto: Porto Editora, 2009.
OLARTE, Z. V. L. Vivências e desafios de professoras readaptadas na cidade de Corumbá. Orientadora: Vanessa Catherina Neumann Figueiredo. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Educação Social). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, 2023.
SANTOS, M. R. F. dos; FIGUEIREDO, V. C. N. Descaminhos, medo e violência no trabalho socioeducativo com adolescentes em conflito com a lei. In: MARTINS, B. A.; RÜCKERT, F. Q.; SANTOS, F. A. (org.). Temas e práticas em educação social no estado de Mato Grosso do Sul. Curitiba: CRV, 2020. p. 217-232.
SOUZA, A. N. de; LEITE, M. de P. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1105-1121, 2011 Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/bTWb5wmPrcTwq49rTRNKfPM/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 30 abr. 2023.
SOUZA, M. M. P. de; CARRIERI, A. de P. Identidades, práticas discursivas e os estudos organizacionais: uma proposta teórico-metodológica. Cadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 40-64, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/qvQmmD4BFQg4vY8kQT6zLNN/?format=pdf . Acesso em: 24 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.

















