MIGRAÇÃO, TERCEIRIZAÇÃO E TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO
O SINDICALISMO DO ADL-COBAS NO COMBATE AO CAPORALATO NO CASO DA GRÁFICA VENETA
DOI:

Palavras-chave:
Caporalato, Slave Labor, ADL-Cobas, Gráfica VenetaResumo
Este trabalho é resultado de uma investigação sobre a participação do sindicato ADL-Cobas na prevenção e combate à prática do Caporalato na Itália, fenômeno correlato/similar ao trabalho escravo contemporâneo, com especial atenção ao caso da Gráfica Veneta, maior empresa do setor na Europa. O caso ocorreu em Trebaseleghe, na província de Pádua, e chamou a atenção da mídia italiana por envolver trabalhadores paquistaneses que teriam sido encontrados com sinais de maus tratos violentos em estradas próximas à sede da empresa. Podemos identificar que o investimento em políticas de prevenção e combate realizadas no contexto estabelecido pelo Plano Trienal tem como diferencial, em relação ao modelo adotado no Brasil, o protagonismo dos sindicatos no acolhimento, assessoria e reinserção no mercado de trabalho dos(as) trabalhadores(as) libertados(as) da escravidão.
Downloads
Referências
CAVA, B. (2013). A copesquisa militante no autonomismo operaísta. Revista Lugar Comum, 37-38, 17-38. Disponível em: https://uninomade.net/tenda/a-copesquisa-no-operaismo-autonomista Acessado em: 15/10/2023.
ITALIA. Ministero del Lavoro e delle Politiche Socialli. Piano triennale di contrasto allo sfruttamento lavorativo in agricoltura e al caporalato 2020 – 2022. Roma: Italia, 2018.
SANTIS, Giovanni. Caporalato e sfruttamento di lavoro: Politiche criminali in tema di protezione del lavoratore. Pregi e limiti dell’attuale disciplina - I parte. Responsabilitá civile e previdenza: Rivista bimestrale di dottrina, giurisprudenza e legislazione, ISSN 0391-187X, Vol. 83, Nº. 5, 2018, págs. 1759-1782.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.