INSTITUCIONALIZAÇÃO DO TEMA DO TRABALHO ESCRAVO NA EDUCAÇÃO
A METODOLOGIA DO PROGRAMA ESCRAVO, NEM PENSAR!
DOI:

Palavras-chave:
Trabalho escravo, Educação, Política pública, Prevenção, InstitucionalizaçãoResumo
Este artigo analisa a metodologia de formação de servidores da educação sobre o tema do trabalho escravo do programa Escravo, Nem Pensar! (ENP!), da Repórter Brasil. O objetivo é verificar o impacto dessa abordagem, que enseja o engajamento das escolas, provocando as secretarias a incluir a temática de modo institucional na rede de ensino por meio de sua inclusão nos documentos curriculares. Para isso, é realizado um estudo das redes estaduais do Maranhão e de Tocantins, que receberam a formação do ENP! entre 2015 e 2021. A metodologia utilizada consiste na análise dos resultados dos projetos de formação por meio de publicações do programa sobre o tema e da realização de entrevistas semiestruturadas com atores relevantes. Conclui-se que a metodologia do ENP! contribui diretamente para a institucionalização do assunto.
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