A DESIGUALDADE DE GÊNERO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS
UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA E A SEGURANÇA SOCIAL PREVIDENCIÁRIA DE PORTUGAL
DOI:
10.56267/rdtps.v10i18.17515Palavras-chave:
Previdência Social, Desigualdade de Gênero, Reforma Previdenciária, AposentadoriaResumo
A pesquisa discute os regimes próprios de previdência social, destacando sua natureza como uma espécie de poupança forçada imposta aos cidadãos para garantir uma renda no futuro após a perda da capacidade laboral. Os sistemas previdenciários de Portugal e Brasil enfrentam desafios de sustentabilidade financeira, com medidas sendo tomadas para garantir a viabilidade futura. Em Portugal, as disparidades de gênero persistem em várias dimensões, incluindo remuneração desigual e distribuição desigual de benefícios sociais e pensões. Essas disparidades refletem a necessidade de políticas que abordem as questões de gênero de maneira holística para promover a justiça social. No Brasil, a Proposta de Emenda Constitucional 06/2019 levanta preocupações sobre o impacto desproporcional sobre as mulheres, aumentando a idade e o tempo de contribuição para a aposentadoria e restringindo o acesso e os valores das pensões. Essas mudanças colocam pressão adicional sobre as mulheres, que já enfrentam desigualdades estruturais no mercado de trabalho. Em ambos os países, a promoção da igualdade de gênero é fundamental não apenas para a justiça social, mas também para garantir sistemas previdenciais inclusivos e sustentáveis que atendam às necessidades de toda a população. Destacando a necessidade de medidas abrangentes e transversais para abordar essas questões e promover a equidade de gênero nos sistemas previdenciais.
Downloads
Referências
AZEVEDO,Diogo André Ferreira. A evolução da Segurança Social em Portugal e o seu enquadramento internacional. 2014. 98 p. Dissertação (Mestrado em Economia). UMinho. Braga.
BERTUSSI, L. A. S.; TEJADA, C. A. O. Conceito, Estrutura e Evolução da Previdência Social no Brasil. Teoria e Evidência Econômica. Passo Fundo. v. 11, n. 20, p. 27-55, maio 2003.
CIG. Igualdade de Género em Portugal: Boletim Estatístico 2022. Disponível em: http://www.cig.gov.pt/. Acesso em: 15 jan 2024.
DIESSE. PEC 06/2019: a desconstrução da Seguridade Social. Nota Técnica: Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (DIESSE). São Paulo. n. 203, mar. 2019.
EUROPEIA, Comissão. Os seus direitos de segurança social em Portugal. Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, 2023.
FREIRE, Alonso. Importação de ideias constitucionais. Disponível em: https://www.academia.edu/28692298/Importação_de_Ideias_Constitucionais. Acesso em: 27 jan. 2024.
MATA, Catrine C. I. D. B. D. et al. As Consequências da Reforma da Previdência do Brasil para a Desigualdade de Gênero: A Vulnerabilidade das Mulheres para Recebimento de Benefícios Previdenciários a partir da Emenda Constitucional Nº103/2019. REVISTA DE DIREITO DO TRABALHO, PROCESSO DO TRABALHO E DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL. Janeiro – Junho, v.5, n.1, 2021.
OAB. Entendendo a reforma da Previdência. Disponível em: https://www.ieprev.com.br/assets/docs/EntendendoaReformadaPrevidencia.pdf. Acesso em 12 fev. 2024.
PEDROSO, Paulo. Segurança social -a sustentabilidade, a diversificação de fontes de financiamento e o desafio dos regimes profissionais em Portugal. Disponível em: https://www.ugt.pt/publicfiles/aaa4be4bc236a5dc43123402b830fd2429088e11.pdf. Acesso em: 03 fev. 2024.
RÊGO, Maria do Céu da Cunha. Políticas de igualdade de género na União Europeia e em Portugal: Influências e incoerências. ex æquo, n.º 25, 2012, pp. 29-44.
SALGADO, Francisca Pedrosa. Segurança Social em Portugal: Passado, Presente e Futuro. 2018. 76 p. Dissertação (Mestrado em Finanças e Fiscalidade). FEP. Porto.
SILVA, Virgílio Afonso da. Integração e diálogo constitucional na América do Sul. Direitos humanos, democracia e integração jurídica na América do Sul, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010: 515-530.
TEIXEIRA, Daniel Viana. Desigualdade de Gênero: Sobre Garantias e Responsabilidades Sociais de Homens e Mulheres. Revista Direito Gv, São Paulo 6(1), P. 253-274, Jan-Jun 2010.
VALDUGA, T. L.; CALMON, T. D.; SANTOS, C. P. Os Sistemas de Proteção Social em Portugal e no Brasil: Uma Agenda para o Serviço Social. Trabajo Social Global – Global Social Work. Revista de Investigaciones en Intervención social, 7 (12), P. 25-46, Enero-junio 2017.
VARELA, Raquel; PEREIRA, Luísa Barbosa. Segurança Social, Trabalho e Estado em Portugal. Temporalis, Brasília (DF), ano 15, n. 30, jul./dez. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.