O CONTEXTO DE TEMPO E TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56267/rdtps.v10i19.17089


Palavras-chave:

Trabalho docente, Tempo e trabalho, Universidade, Psicologia Social do Trabalho

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura, realizada em 2016, com o objetivo de investigar a articulação entre o trabalho docente de nível superior no Brasil e a organização do tempo, presente nas publicações nacionais, tendo como principais descritores docente e tempo. Na pesquisa não foi delimitado período de publicação e foram encontradas 20 publicações que atenderam aos critérios de inclusão, estas foram analisadas pelos seguintes critérios: ano de publicação, número de autores, local de filiação institucional dos autores, área do conhecimento a que os autores pertencem e conteúdo temático. Como resultados mais relevantes tivemos uma maior concentração de publicações em 2011 com prevalência de múltiplos autores, publicações oriundas da Região Sudeste, na área de Psicologia e com os temas flexibilização, precarização e problemas com o tempo. Concluímos que a produção sobre o tema é reduzida, que o tema tempo é pouco abordado e que a alta concentração de publicações, tanto em relação ao tema, quanto em relação ao local onde foram desenvolvidas podem criar distorções no quadro geral que observamos sobre o fenômeno do trabalho docente de nível superior no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Iratan Bezerra de Sabóia, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Doutor em Psicologia, professor do Curso do Mestrado em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral

  • Cássio Adriano Braz de Aquino, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Doutor em Psicologia, professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará

  • Regina Heloisa Mattei Maciel, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

    Doutora em Psicologia, professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia – UNIFOR

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

O CONTEXTO DE TEMPO E TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 1–34, 2024. DOI: 10.56267/rdtps.v10i19.17089. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/17089. Acesso em: 2 abr. 2025.