O CONTEXTO DE TEMPO E TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:

Palavras-chave:
Trabalho docente, Tempo e trabalho, Universidade, Psicologia Social do TrabalhoResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura, realizada em 2016, com o objetivo de investigar a articulação entre o trabalho docente de nível superior no Brasil e a organização do tempo, presente nas publicações nacionais, tendo como principais descritores docente e tempo. Na pesquisa não foi delimitado período de publicação e foram encontradas 20 publicações que atenderam aos critérios de inclusão, estas foram analisadas pelos seguintes critérios: ano de publicação, número de autores, local de filiação institucional dos autores, área do conhecimento a que os autores pertencem e conteúdo temático. Como resultados mais relevantes tivemos uma maior concentração de publicações em 2011 com prevalência de múltiplos autores, publicações oriundas da Região Sudeste, na área de Psicologia e com os temas flexibilização, precarização e problemas com o tempo. Concluímos que a produção sobre o tema é reduzida, que o tema tempo é pouco abordado e que a alta concentração de publicações, tanto em relação ao tema, quanto em relação ao local onde foram desenvolvidas podem criar distorções no quadro geral que observamos sobre o fenômeno do trabalho docente de nível superior no Brasil.
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