CONDICIONANTES E IMPACTOS DA PANDEMIA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO
DOI:
10.56267/rdtps.v9i17.16675Palavras-chave:
Pandemia, Desigualdades, Assistência SocialResumo
O presente trabalho analisa o enfrentamento da pandemia, deflagrada no início de 2020, e os impactos sentidos no estado de Mato Grosso, com enfoque na Assistência Social e na operacionalização de serviços socioassistenciais. Dessa forma, recupera as medidas de contenção às consequências da pandemia em Mato Grosso, tomado como particularidade que, na esfera das determinações capitalistas, reproduz contradições e tensões que perpetuam níveis e formas de exploração do sistema econômico. Do movimento analítico empreendido conclui-se que a realidade da execução dos serviços está, desde sempre, envolta em precariedades, sobretudo aquela que, ocorrida em contexto pandêmico, se expressa na insuficiência qualitativa e no enxugamento de gastos públicos, com medidas residuais e excludentes incapazes de ofertar os serviços a quem dela necessitar.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.
BRETAS, Tatiana. Defender a vida é preciso, a economia não. In: Em tempos de pandemia: propostas para defesa da vida e de direitos sociais / [organizadores] Elaine Moreira, Rachel Gouveia ... [et al.]. – Rio de Janeiro: UFRJ, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Serviço Social, 2020. 155 p.
COHN, Amélia. As Políticas de Abate no Brasil Contemporâneo. Lua Nova, São Paulo: 2020, 109: 129-160. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-129160/109. Acesso 05 de junho de 2022
COSTA, H. L., e ROSSETTO, O. C. (2019). A concentração fundiária no estado de Mato Grosso: leituras a partir da análise dos Censos Agropecuários 1985-2017. Revista Campo-Território. v. 14 n. 32 Abr. (2019).
MATO GROSSO. FIPLAN - Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso – Consulta Pública/Fundo Estadual de Assistência Social – FEAS/MT. Disponível em: https://portal.fiplan.mt.gov.br/inicio. Acesso 22 de maio de 2022.
FILHO, G. C. de F. e LEAL, L. P. Solidariedade democrática em movimento: respostas à grande crise da pandemia de Covid-19. Revista NAU Social - v.11, n.21, p. 281 – 291 Nov 2020 / Abr 2021.
GOUVEIA, Marina. A culpa da crise não é do vírus. In: Em tempos de pandemia: propostas para defesa da vida e de direitos sociais / [organizadores] Elaine Moreira, Rachel Gouveia ... [et al.]. – Rio de Janeiro: UFRJ, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Serviço Social, 2020. 155 p.
BRASIL. IBGE. Produto Interno Bruto dos municípios. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html?t=pib-por-municipio&c=5107909 Acesso 20 de novembro de 2022.
MARTINS, J. S. O poder do atraso. Ensaios de Sociologia de História Lenta. São Paulo: Hucitec,1994.
MATO GROSSO. Portal do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Parecer Prévio; Contas 2019. Disponível em:www.tce.mt.gov. Acesso em: 20 ago. 2022
RADAR SIT - Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil – 2020 – disponível em https://sit.trabalho.gov.br/radar Acesso em:15 set. 2022
REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR (Penssan). Segundo Inquérito Nacional Sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 (Vigisan, 2022). Disponível em: https://pesquisassan.net.br/2o-inquerito-nacional-sobre-inseguranca-alimentar-no-contexto-da-pandemia-da-covid-19-no-brasil/ Acesso em: 18 out. 2022
SOARES, Luiz Eduardo e KRENZINGER, Miriam. Lições da quarentena. In: Em tempos de pandemia: propostas para defesa da vida e de direitos sociais / [organizadores] Elaine Moreira, Rachel Gouveia ... [et al.]. – Rio de Janeiro: UFRJ, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Serviço Social, 2020. 155 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.