A COLONIALIDADE DE GÊNERO NA DESINFORMAÇÃO
UM ESTUDO SOBRE O “KIT GAY”
DOI:
10.56267/rdtps.v9i17.16302Palavras-chave:
Decolonialidade, Kit Gay, Pânicos Morais, Políticas Públicas EducacionaisResumo
“Escola sem Homofobia” foi um material educativo que partia de uma iniciativa não-governamental para compor o programa “Brasil sem Homofobia” do governo federal brasileiro. Contudo, o material foi pejorativamente marcado pela desinformação do “kit gay” e nunca executado. Diante disso, o presente artigo objetiva analisar como a falsa narrativa sobre o “kit gay” interfere nos avanços de políticas públicas educacionais voltadas à questão de gênero e sexualidade. A construção de pânicos morais contra o projeto acabou com oportunidades práticas de discussão sobre a opressão vivenciada por pessoas que desviam de padrões heteronormativos. Para fins metodológicos, adota-se uma abordagem essencialmente qualitativa, a partir de análise bibliográfico-documental. O desenho da pesquisa baseia-se no método de estudo de caso e de caráter exploratório.
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