QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (2017-2022)

Autores

DOI:

10.56267/rdtps.v10i18.16281

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Direito, Educação, Divisão do Trabalho Baseada no Gênero, Precarização

Resumo

A qualidade de vida é baseada na percepção do indivíduo em relação a si, cultura em que está inserido, suas crenças, metas, expectativas e preocupações. Os estudantes de Direito sofrem impacto direto em suas vidas devido à sua escolha acadêmica, considerando-se marcadores sociais como gênero e raça/etnia. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida dos estudantes de Direito de uma universidade, considerando-se marcadores sociais como gênero e raça/etnia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo observacional, descritivo, transversal, quanti e qualitativo. Para a análise, foi utilizado um questionário sociodemográfico elaborado pelos autores, e para avaliação da qualidade de vida o WHOQOL-bref. CONCLUSÃO: Encontrou-se diferenças significativas na qualidade de vida entre os estudantes de Direito do gênero masculino e feminino e entre aqueles com atividade laboral concomitante ao curso.

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Biografia do Autor

João Pedro Ribeiro Carrijo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Estudante de graduação em Direito na Universidade Federal de Uberlândia (2020). Ensino Médio completo no Colégio Nacional em Uberlândia - MG (2016). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Ciências Sociais. Bolsista de PIBIC/CNPq; projeto intitulado Qualidade de Vida dos Estudantes do Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal de Uberlândia submetido para o edital EDITAL Nº 6/2022 PIBIC-CNPq na área de Ciências Sociais Aplicadas.

Fabiane Santana Previtali, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Titular na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Sociologia e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com doutorado sanduíche na Universidade de Manchester (Apoio Capes). Pós-doutorado em História Social pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/INL), Portugal (Apoio Capes). Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo (FEUSP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES/UFU). Coordenadora Geral de Projeto de Pesquisa em Rede: Trabalho docente na Educação Básica no Brasil, Argentina e Portugal (Apoio CNPq/Universal). Coordenadora, pelo lado brasileiro, do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o PPGCS/PPGED/UFU e o IHC/UNL. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Metamorfoses do Mundo do Trabalho, sob coordenação do Prof. Ricardo Antunes (IFCH/UNICAMP). Pesquisadora do HISTEDBR (FE/UNICAMP), sob a coordenação Prof. Demerval Saviani e Prof. José C. Lombardi pelo GT História, Educação e Formação Humana (PPGED/UFU). Membro da CLASCO/Grupo de Pesquisa Ciencia Social Móvil y Politizada, sob a coordenação de Prof. Guido Riccono e Prof. Ricardo Pérez Mora. Membro da Anped. Membro da Rede Universitas, Eixo 8. Consultora ad-hoc de periódicos especializados no Brasil e no exterior. Membro do corpo editorial da Navegando Editores. Membro da ANPED. Membro do Colegiado do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFU). Foi diretora do Instituto de Ciências Sociais (INCIS/UFU). Foi coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia (LESOC). Possui livros autorais, coletâneas, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Pesquisa os temas: Reestruturação Produtiva; Trabalho e Mudanças Tecnológicas; Gestão Pública; Trabalho e Educação; Políticas Educacionais; Trabalho Docente na Educação Básica. É pesquisadora CNPq e Fapemig/PPM.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

RIBEIRO CARRIJO, J. P.; SANTANA PREVITALI, F. QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (2017-2022). REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 1–20, 2024. DOI: 10.56267/rdtps.v10i18.16281. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/16281. Acesso em: 22 jul. 2024.