CONSUBSTANCIALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS SEXUADOS

ENTREVISTA COM DANIÈLE KERGOAT

Autores

DOI:

10.56267/rdtps.v9i16.15385

Palavras-chave:

relações sociais, trabalho doméstico, gênero

Resumo

Pesquisadora do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) desde 1972, Danièle Kergoat, hoje diretora emérita de pesquisa, compõe a equipe Genre, Travail, Mobilités (GTM), do laboratório Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA), vinculado ao CNRS. Kergoat nos concedeu a presente entrevista em julho de 2017. Decorridos seis anos de sua realização, seu conteúdo permanece importante e atual, pois abordou o conjunto de suas elaborações teóricas, como a de divisão sexual do trabalho, consubstancialidade das relações sociais e movimentos sociais sexuados, tecendo explicações importantes sobre seus contextos e significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Sanches Grecco, Universidade Estadual de Campinas

Cientista Social e Psicanalista. Realizou doutorado em Ciência Política (Unicamp/Campinas-SP) e mestrado, bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (Unesp/Campus Marília-SP). Realiza formação contínua em Psicanálise, com especialização em Fundamentos da Psicanálise (Associação Livre de Campinas-SP e Faculdade Vicentina). Realizou estágio doutoral no grupo Gênero, Trabalho e Mobilidade (GTM) do Centro de Pesquisas Sociológicas e Políticas de Paris (Cresppa/CNRS, Paris-FR). Participou de um acordo de cooperação científica internacional entre o Brasil e a França (Capes-Cofecub: Unicamp e Cresppa/CNRS) e da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas. É autora dos livros: Reprodução Social: um estudo da economia feminista (Editora Gota, 2022) e Economia Feminista: espaços transnacionais, alternativas globais e mudanças teóricas para pensar a reprodução social sob o neoliberalismo (Editora Dialética, 2023).

Downloads

Publicado

2023-07-01

Como Citar

SANCHES GRECCO, F. CONSUBSTANCIALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS SEXUADOS: ENTREVISTA COM DANIÈLE KERGOAT. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 498–513, 2023. DOI: 10.56267/rdtps.v9i16.15385. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/15385. Acesso em: 16 jun. 2024.