BRASIL (IN)FORMAL

O CASO “TRABALHADORES DA FAZENDA BRASIL VERDE VS BRASIL” E A NÃO SUPERAÇÃO DE UMA HERANÇA COLONIAL VIOLADORA DE DIREITOS HUMANOS

Autores

DOI:

10.56267/rdtps.v9i16.15295

Palavras-chave:

Corte Interamericana de Direitos Humanos, Neoinstitucionalismo, Políticas públicas, Trabalho análogo à escravidão

Resumo

O artigo busca investigar, a partir da análise da condenação do Estado Brasileiro, no Caso Trabalhadores da Fazenda Brasil Verde vs. Brasil, quais os principais incentivos institucionais à não superação do trabalho análogo à escravidão nas grandes propriedades rurais brasileiras. Não obstante a vedação da conduta pela Constituição Federal de 1988, e sua consequente tipificação pelo Código Penal, percebe-se que a sociedade brasileira ainda experimenta uma realidade distinta daquela que o ordenamento jurídico pátrio busca implementar. Há, nesse sentido, uma série de regras/instituições informais que impedem a transição entre o “dever-ser” constitucional e o “ser” real, as quais podem ser melhor identificadas a partir da análise do caso escolhido. Parte-se, nesse sentido, do referencial teórico do Neoinstitucionalismo, que compreende instituições como “regras do jogo” na perspectiva inaugurada por North (2005) e depois desdobrada por Brinks (2006) e Helmke e Levitsky (2006) para América Latina. O trabalho delineia quais são essas instituições informais e como elas contribuem para a perpetuação de uma herança colonial violadora de direitos humanos e fundamentais. Para tanto, realiza-se uma pesquisa de cunho bibliográfico-documental, assim como um estudo de caso a partir da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Trabalhadores da Fazenda Brasil Verde vs. Brasil (2016), com abordagem qualitativa. No que concerne ao método de análise dos dados, que são secundários, realiza-se uma pesquisa de conteúdo com abordagem interpretativista. A escolha do caso se justifica no fato desta ser a primeira condenação do Estado brasileiro pela prática de trabalho análogo à escravidão, representando um marco no que concerne à necessidade de superação da herança colonial escravista. Conclui-se que a desigualdade multifacetada presente no Estado, o não preenchimento do quadro de Auditores-Fiscais do Trabalho, a falta de políticas públicas eficientes e a impunidade daqueles que buscam maximizar o lucro valendo-se do trabalho análogo à escravidão nas grandes propriedades rurais, figuram enquanto óbices à efetivação das regras formais existentes e reforçam, ademais, a regra informal do trabalho análogo à escravidão nos grandes latifúndios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Peixoto da Cunha França, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Desenhos Institucionais (LAPEDI), cadastrado no CNPQ, e do Núcleo de Pesquisa em Interpretação e Decisão Judicial (NUPID).

Tomás Araújo Pedrosa, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Membro coordenador do grupo de extensão Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos (aSIDH), sendo um dos responsáveis pelo eixo dos Direitos Humanos e Sistema Carcerário. Pesquisador bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), vinculado ao CNPq (2022/2023). Membro do grupo de pesquisas Fórum Tributação e Justiça. Pesquisador voluntário do Laboratório de Pesquisa em Desenhos Institucionais (LAPEDI), cadastrado no CNPQ.

Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Permanente da Graduação, do Mestrado e do Doutorado em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculada à linha de pesquisa “Justiça e Direitos Humanos na América Latina”. Coordenadora da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da UFPE. Coordenadora do Projeto Litigantes do Futuro, vinculado ao Programa de Extensão “Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos - aSIDH” .  Pós-doutorado no Max Planck Institute for Comparative and International Private Law – Hamburg. Doutora em Direito pela UFPE, com período sanduíche na Bucerius Law School – Hamburg – Alemanha. Mestre em Ciência Política e Mestre em Direito pela UFPE.

Referências

BARBOSA, Maria Lúcia; TEIXEIRA, João Paulo Allain. Neoconstitucionalismo e Novo Constitucionalismo Latino Americano: dois olhares sobre igualdade, diferença e participação. Revista Direito e Práxis, v. 8, p. 1113-1142, 2017.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamentais nº 635. Relator: Edson Fachin. Petição Inicial; 2019. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5816502 . Acesso em: 03 mar. 2023.

BRINKS, Daniel. The rule of (non) law: Prosecuting Police Killings in Brazil and Argentina. In: HELMKE, Gretchen; LEVITSKY, Steven (Ed.). Informal institutions and democracy: Lessons from Latin America. jhu Press, 2006, p.201-226.

BRUM, Gabriel. Brasil tem o menor número de auditores fiscais do trabalho em 30 anos. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2023-03/brasil-tem-o-menor-numero-de-auditores-fiscais-do-trabalho-em-30-anos#:~:text=Publicado%20em%2020%2F03%2F2023,apenas%201.949%20auditores%20na%20ativa. Acesso em: 05 abr. 2023.

CASIMIRO, Matheus; MARMELSTEIN, George. O Supremo Tribunal Federal Como Fórum de Protestos: Por Que o Simbolismo Importa em Processos Estruturais?. Revista de Direito Público, v. 19, n. 102, p.412-420. 2022.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso empregados da fábrica de fogos de Santo Antônio de Jesus e seus familiares vs. Brasil. Sentença de mérito, reparações e custas de 15 de julho de 2020. San José, Costa Rica, 2020.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Favela Nova Brasília Vs. Brasil. Sentença de mérito, reparações e custas de 16 de fevereiro de 2017. San José, Costa Rica, 2017.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Fazenda Brasil Verde vs.Brasil. Sentença de Exceções Preliminares, Méritos, Reparações e Custas de 20 de outubro de 2016. San José, Costa Rica, 2016.

DELFIM, Rodrigo Borges. Trabalho escravo em vinícolas do Rio Grande do Sul, xenofobia e preconceito: entenda o caso e os desdobramentos: o caso de trabalho análogo ao de escravo em vinícolas gaúchas evidenciou uma série de mazelas e preconceitos que persistem na sociedade brasileira. pesquisadora chama a atenção para a necessidade de políticas de direitos humanos e educacionais de caráter amplo. O caso de trabalho análogo ao de escravo em vinícolas gaúchas evidenciou uma série de mazelas e preconceitos que persistem na sociedade brasileira. Pesquisadora chama a atenção para a necessidade de políticas de direitos humanos e educacionais de caráter amplo. 2023. Disponível em: https://migramundo.com/trabalho-escravo-em-vinicolas-do-rio-grande-do-sul-xenofobia-e-preconceito-entenda-o-caso-e-os-desdobramentos/. Acesso em: 28 mar. 2023.

FRANÇA, Eduarda Peixoto da Cunha; PEDROSA, Tomás Araújo; NÓBREGA, Flavianne Fernanda Bitencourt. Violações estruturais no Sistema Interamericano de Direitos Humanos: uma análise a partir do caso Favela Nova Brasília vs. Brasil. Revista Opinião Jurídica, Fortaleza, v. 21, n. 37, p. 1-29, maio/ago. 2023.

FRANÇA, Eduarda Peixoto da Cunha; SERAFIM, Matheus Casimiro Gomes; ALBUQUERQUE, Felipe Braga. Processos estruturais e COVID-19: a efetivação do direito à saúde em tempos de pandemia. Revista Culturas Jurídicas, v. 8, n. 19, p. 31-58, 2021.

GARAVITO, Cesar A. Rodriguez; FRANCO, Diana Rodríguez. Cortes y cambio social: cómo la Corte Constitucional transformó el desplazamiento forzado en Colombia. Bogotá: Centro de Estudios de Derecho, Justicia y Sociedad, Dejusticia, 2010.

GARAVITO, Cesar A. Rodriguez et al. El activismo dialógico y el impacto de los fallos sobre derechos sociales. Revista Argentina de Teoría Jurídica, v. 14, n. 2, p.1-27, dez. 2013.

HELMKE, Gretchen; LEVITSKY, Steven. Introduction. In: HELMKE, Gretchen; LEVITSKY, Steven (Ed.). Informal institutions and democracy: Lessons from Latin America. jhu Press, 2006, p.1-30.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996b.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: mobilidade sócio-ocupacional. Rio de Janeiro: Ibge, 2016. 81 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=298815&view=detalhes. Acesso em: 05 abr. 2023.

INSPER (São Paulo). O Impacto do Ensino Superior sobre o Trabalho e a Renda dos Municípios Brasileiros. 2016. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/Impacto-Ensino-Superior-Trabalho-Renda-Municipios-Brasileiros.pdf. Acesso em: 05 abr. 2023.

JOBIM, Marco Felix. Medidas estruturantes na jurisdição constitucional: da Suprema Corte Estadunidense ao Supremo Tribunal Federal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2021.

MYRDAL, Gunnar. Teoria econômica e regiões subdesenvolvidas. Rio de Janeiro: 1960.

NÓBREGA, Flavianne. Fundamentos teóricos e metodológicos da análise (neo)institucional para o Direito. REI - Revista de Estudos Institucionais, v.9, n.1, p.1-9, 2023.

NÓBREGA, Flavianne; PEIXOTO, Lenora; LAMENHA, Bruno. As instituições informais importam: por um olhar decolonial nas pesquisas neoinstitucionais no campo jurídico. REI - Revista de Estudos Institucionais, v.9, n.1, p.66-91, 2023.

NORTH, Douglass. Understanding the Process of Economic Change. New Jersey: Princeton University Press, 2005.

NORTH, Douglass C. Institutions and economic theory. The American Economist, v. 61, n. 1, p. 72-76, 2016.

OSMO, Carla; FANTI, Fabiola. “ADPF das Favelas”: Legal mobilization in the intersection between police violence and racism. Revista Direito e Práxis, v. 12, p. 2102- 2146, 2021.

OXFAM. Desigualdade Social: um panorama completo da realidade mundial. 2021. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/blog/desigualdade-social-um-panorama-completo-da-realidade-mundial/#:~:text=A%20desigualdade%20pode%20ser%20subdividida,relacionados%20e%20se%20auto%20perpetuam. Acesso em: 07 abr. 2023.

PEREIRA, Leonardo. As 20 maiores economias do mundo em 2022. Disponível em: https://www.dicionariofinanceiro.com/maiores-economias-do-mundo/. Acesso em: 24 maio 2023.

PIOVESAN, Flávia. Sistema Interamericano de Direitos Humanos: impacto transformador, diálogos jurisdicionais e os desafios da reforma. Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global, v. 3, n. 1, p. 76-101, 2014.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina, In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas ltinoamericanas. LANDER, Edgardo (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. pp. 107-130.

SALATI, Paula. (Rio de Janeiro). Brasil resgatou 918 vítimas de trabalho escravo em 2023, recorde para um 1º trimestre em 15 anos: número foi registrado entre janeiro e 20 de março deste ano, por meio de operações do ministério do trabalho. volume representa uma alta de 124%, em relação aos primeiros três meses de 2022.. Número foi registrado entre janeiro e 20 de março deste ano, por meio de operações do Ministério do Trabalho. Volume representa uma alta de 124%, em relação aos primeiros três meses de 2022.. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/03/21/brasil-resgatou-918-vitimas-de-trabalho-escravo-em-2023-recorde-para-um-1o-trimestre-em-15-anos.ghtml. Acesso em: 23 mar. 2023.

SILVA, Laura Gabriella Muniz da; NÓBREGA, Flavianne Fernanda Bitencourt; RODRIGUES, Ana Laura Machado; GALINDO, Bruno César Machado Torres. O (Re) desenho Institucional do Pacto Federativo diante da Covid-19: Arranjos Institucionais no Contexto da MP 926/2020. Revista Direito Público, v. 17, p. 2236-1766, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Como Citar

FRANÇA, E. P. da C.; PEDROSA, T. A.; NÓBREGA, F. F. B. BRASIL (IN)FORMAL: O CASO “TRABALHADORES DA FAZENDA BRASIL VERDE VS BRASIL” E A NÃO SUPERAÇÃO DE UMA HERANÇA COLONIAL VIOLADORA DE DIREITOS HUMANOS. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 232–275, 2023. DOI: 10.56267/rdtps.v9i16.15295. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/15295. Acesso em: 28 abr. 2024.