MICHEL FOUCAULT, ESCOLA SEM PARTIDO E O RECRUDESCIMENTO MORAL DE UM NOVO “VIGIAR E PUNIR”

Autores

DOI:

10.56267/rdtps.v9i16.15190

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Michel Foucault, Vigiar e Punir

Resumo

O presente artigo discorre sobre o recrudescimento de um novo modo de vigilância e punição, decorrente da confecção de novos projetos de lei que pretendem, por “meios democráticos” cercear e monitorar o trabalho desenvolvido por professores de ciências humanas em escolas públicas. A nível nacional, o projeto de lei n. 867/2015, batizado como Projeto “Escola sem Partido” é um exemplo muito claro da manifestação recente desse novo movimento falsamente compreendido como democrático. Além disso, no estado de Santa Catarina, tal ideia tomou corpo quando o atual governador, Jorginho Mello, sancionou a lei nº 18.637/2023, que restringe e regulamenta a ação dos professores por meio da “Semana do Estudante”, o que não passa de um engodo para a “democratização da censura”. Em meio a esse novo movimento, a obra “Vigiar e Punir” (1987), de Michel Foucault, bem como o trabalho de seus comentadores, servirá de esteio para a interpretação do recrudescimento desse antigo fenômeno que nos vem bater à porta na aurora da segunda década do século XXI. O panóptico de Bentham assume novas feições e o controle sobre o dito e não-dito se tornam ainda mais severos, pois o trabalho do pensamento crítico mais uma vez é questionado em nome de pseudoameaças que miram a “moral e os bons costumes”. Vale destacar que este texto assumiu a metodologia científica de ordem bibliográfica e se coloca como um ensaio de ordem especulativa-argumentativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre João Cachoeira, Uniarp - Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Caçador-SC)

Possui licenciatura em História pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp (2010-2014). Mestrando pelo PPGDS (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade) - Mestrado Acadêmico Interdisciplinar da UNIARP (2022-). Atuou como educador no CESMAR (Centro Social Marista) em Caçador-SC (2012-2016). Tem experiência no ensino de História e em projetos sociais. Pesquisa atualmente no mestrado a relação entre IDH, evasão e regionalidade na região do Alto Vale do Rio do Peixe.

Bianca Karine Grobe, Uniarp - Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Caçador-SC). PPGDS

Especialista em Direito Constitucional e Público pela Universidade Estácio de Sá. Bacharela em Direito pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Mestranda do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade. Bolsista do Prosup/Capes.

Joel Cezar Bonin, Uniarp - Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Caçador-SC)

Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997). É professor da UNIARP (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe), desde 2010. Atua como professor no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS), na linha de pesquisa “Sociedade, Cidadania e Segurança” (2020) e no Mestrado Profissional em Educação Básica, na linha de pesquisa “Políticas Públicas e Gestão da Educação” (2019).

Referências

ALVES, Daniel Cardoso. Sobre o discurso político da (in)visibilidade da disciplina Filosofia na Educação Básica. Princípios: Revista de Filosofia, Natal, v. 26, n. 51, p. 107-133, set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/17978/12115 Acesso em: 14 mar. 2023.

AZEVEDO, Gustavo Cravo de. O discurso parlamentar sobre a presença obrigatória da filosofia e da sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008. Refilo: Revista Digital de Ensino de Filosofia, Santa Maria, v. 4, n. 2, p. 168-177, jul. 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231218515.pdf Acesso em: 09 ago. 2022.

BARRETO, Paulo Jeferson Pereira; RIOS, Riverson. Vigiar e punir: a internet e as redes de poder participativo na era da globalização. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais, São Paulo: Intercom, 2012. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-1173-1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Casos de gravidez na adolescência diminuíram, em média, 18% desde 2019. [Brasília]: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 31 out. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt br/assuntos/noticias/2022/fevereiro/casos-de-gravidez-na-adolescencia-diminuiram-em-media-18-desde-2019 Acesso em: 15 mar. 2023.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 867, de 23 de março de 2015. Inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o “Programa Escola sem Partido”. Brasília: Câmara dos Deputados, 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668 Acesso em: 13 mar. 2023

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 mar. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/biblioteca-de-apoio/pcn-ensino-fundamental-6-ao-9-ano/ Acesso em: 15 mar. 2023

BRZEZINSKI, Iria. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trabalho, Educação e Saúde, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 185-206, out. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462010000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/TNWFnmD9yYcPCsbfLX4sXrz/?lang=pt# Acesso em: 08 nov. 2022.

CACHOEIRA, Alexandre João; GROBE, Bianca Karine; BONIN, Joel Cezar. A ameaça do projeto de lei nº 867/2015 ao ensino do pensamento crítico. In: III Congresso Internacional Diálogos e Desafios para a Educação Democrática na América Latina, 2022, Lages. Anais, São Paulo: Na Raiz, 2022. p. 654 - 659. Disponível em: https://www.edupala.com.br/ Acesso em: 15 mar. 2023.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Vol 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 8.ed.

GALLO, Silvio. Governamentalidade democrática e ensino de Filosofia no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, [S.L.], v. 42, n. 145, p. 48-65, abr. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742012000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/FYVwfRDc45K4z54Pjy38TGK/?lang=pt Acesso em: 15 mar. 2023.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

MACEDO, Ester Pereira Neves de. Debater para encontrar caminhos: a evolução da presença da filosofia ao longo dos vinte anos do ENEM (1998-2018). Pro-Posições, [S.L.], v. 33, p. 1-23, mar. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0104. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/HJXGjhPRhqB8CDB4MwhX4ff/ Acesso em: 29 nov. 2022.

MACHADO, Clarice Rosa; RIBAS, Maria Alice Coelho; ZANELLA, Diego Carlos. Ensino de filosofia e o papel da lógica no desenvolvimento da consciência crítica. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 35/36: maio2021–abril 2022, p. 4-16.DOI: 10.26512/resafe.v1i35/36.41432. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/41432/32179

Acesso em: 14 mar. 2023.

MAZAI, Norberto; RIBAS, Maria Alice Coelho. Trajetória do ensino de filosofia no Brasil. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1582/1487 Acesso em: 07 dez. 2022.

PEQUIN, Bento Salvio; TEIXEIRA, Gilson Ruy Monteiro; MONTERO, Maria Fernanda Alves Garcia. A filosofia na escola secundária brasileira: breve reflexão histórica de um movimento intermitente (1837-2008). Saberes em Perspectiva, Jequié, v. 4, n. 9, p. 54-70, maio 2014.

PINHEIRO, Petrilson Alan. A era do “multissinóptico”: que (novos) letramentos estão em jogo? Educação em Revista, [S.L.], v. 30, n. 2, p. 137-160, jun. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982014000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/ypsFfjb53py3bjmSqFFtcfK/?lang=pt

Acesso em: 02 dez. 2022.

PINHEIRO, Petrilson. Fake news em jogo: uma discussão epistemológica sobre o processo de produção e disseminação de (in)verdades em redes sociais. Delta: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, [S.L.], v. 37, n. 4, nov. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1678-460x202156104. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/8gjBC9zP3Xt3rNJbdzpPPhb/?lang=pt# Acesso em: 02 dez. 2022.

PINHO, Romana Isabel Brázio Valente. O ensino da filosofia no Brasil: considerações históricas e político-legislativas. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 757-771, jul. 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22472/15320 Acesso em: 29 nov. 2022.

ROSA, F. M. da; CHEVITARESE, L. Vigilância e relações de poder nas redes sociais: questões éticas na sociedade contemporânea. Organicom, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 59-69, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144108. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/144108 Acesso em: 20 mar. 2023.

SANTA CATARINA (Estado). Lei nº 18.637, de 08 de fevereiro de 2023. Altera o Anexo II da Lei nº 17.335, de 2017, que “Consolida as Leis que dispõem sobre a instituição de datas e festividades alusivas no âmbito do Estado de Santa Catarina”, para instituir a Semana Escolar Estadual de Combate à Violência Institucional Contra a Criança e o Adolescente. Florianópolis, SC.

SILVA, Emanuel Isaque Cordeiro da; SILVA, Alana Thaís Mayza da; FONTAIN, Eduarda Carvalho da Silva. Breve histórico do ensino de filosofia no Brasil. Academia Brasileira de Filosofia, Belo Jardim, p. 1-7, 2019. Disponível em: https://philpapers.org/archive/DASBHD.pdf Acesso em: 29 nov. 2022.

VALDEZ, José Luis Vargas et al. Global Network on Electoral Justice Technical Mission Report. 1 november 2022. Disponível em: https://www.tse.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2022/arquivos/missoes-de-observacao-eleitoral-internacional/global-network-on-electoral-justice-2o-turno/@@download/file/global-network-on Acesso em: 20 Mar. 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Como Citar

JOÃO CACHOEIRA, A. .; GROBE, B. K.; BONIN, J. C. MICHEL FOUCAULT, ESCOLA SEM PARTIDO E O RECRUDESCIMENTO MORAL DE UM NOVO “VIGIAR E PUNIR”. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 414–448, 2023. DOI: 10.56267/rdtps.v9i16.15190. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/15190. Acesso em: 28 abr. 2024.