ÉTICA DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA JURÍDICAS

Autores

DOI:

10.56267/rdtps.v9i16.15004

Palavras-chave:

Ética acadêmica, Direito, Professores, Alunos-pesquisadores

Resumo

Este artigo tem por objetivo esboçar os contornos iniciais de uma ética da docência e da pesquisa jurídicas. Com base em pesquisa bibliográfica e apoiando-se na experiência como docente, apresenta o “terreno” da ética, sua cisão na modernidade entre direito e moral e o seu momento crítico atual, tudo isso para destacar as atitudes que incumbem a professores e a alunos-pesquisadores de direito. Conclui que, apesar dos obstáculos do individualismo e da tecnificação da universidade, uma ética acadêmica torna-se concretizável com a internalização do sentido geral da ética, concernente a uma responsabilidade fundamental que liga o eu ao outro.

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Biografia do Autor

Felipe Rodolfo de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FD/USP. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso – FD/UFMT. Coordenador-Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso – PPGD/UFMT. Líder do Terceira Margem – Grupo de Pesquisa em Filosofia, Literatura e Direitos Humanos (UFMT).

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Publicado

2023-07-01

Como Citar

CARVALHO, F. R. de. ÉTICA DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA JURÍDICAS. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 73–113, 2023. DOI: 10.56267/rdtps.v9i16.15004. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/15004. Acesso em: 27 abr. 2024.