EDITORIAL

Autores

  • Carla Reita Faria Leal
  • Luís Henrique da Costa Leão
  • Kelly Pelizzari

DOI:

10.56267/rdtps.v8i14.13981

Palavras-chave:

Política social, Direito agroambiental

Resumo

O número 14º da Revista Direitos, Trabalho e Política Social apresenta aos leitores e leitoras reflexões críticas sobre a realidade social brasileira e as lutas pela emancipação social. Inegavelmente, a emancipação social de todas as formas de opressão e de exploração continua sendo um processo urgente em virtude das reemergências de novas formas de colonização; do empobrecimento e endividamento das populações mundiais; da fragilização na garantia de direitos sociais e políticos do Estado de Bem-Estar Social; do reaparecimento de autoritarismos políticos; da recrudescência de condições de vulnerabilidade socioambiental e sanitária; do machismo e patriarcalismo que atuam como forças para a produção social de diferentes graus de escravização, exploração e degradação da vida.
Diante da existência das formas contemporâneas de escravização, violações de direitos e da integridade de grupos sociais que deixam patentes a patologia social do nosso tempo ao bloquear a realização mais satisfatória dos potenciais humanos, emergem resistências, lutas sociais e iniciativas de enfrentamento das estruturas sociais opressoras que merecem ser visibilizadas, aprofundadas e fortalecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

REITA FARIA LEAL, C. .; LEÃO, L. H. da C.; PELIZZARI, K. . EDITORIAL. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 8-15, 2022. DOI: 10.56267/rdtps.v8i14.13981. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/13981. Acesso em: 6 fev. 2023.