EDITORIAL

Autores

  • Tania Maria Santana dos Santos taniamss@terra.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Resumo

O número 13 da Revista Direitos Trabalho e Política Social traz o tema: Pobreza, Trabalho e Proteção Social. Expressões da questão social, que se traduzem, conforme Yazbek (2003, p.63), em “carência de direitos, de possibilidades e de esperança” e se manifestam em infinitas variações e matizes, tanto nos países centrais como nos periféricos, como o Brasil, e deixam, cada vez mais evidente, o aumento crescente das desigualdades sociais, econômicas e políticas que acirram a pobreza e colocam desafios para a efetivação dos direitos humanos.
Cabe ressaltar, ainda, que nesse momento histórico marcado pela crise globalizada do capitalismo, e pela presença do neoconservadorismo, o racismo, que não é um elemento isolado, é sempre estrutural e integra a organização econômica e política da sociedade e se explicita como uma das formas de dominação, que viabiliza o processo de exploração contínuo presente no capitalismo, assume proporções alarmantes e conclama à implementação de atitudes e de práticas antirracistas voltadas para a diminuição das desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-08

Como Citar

SANTANA DOS SANTOS, . T. M. . EDITORIAL. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 8–14, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/13067. Acesso em: 25 abr. 2024.