AUDITORIA AMBIENTAL COMO FATOR DE IDENTIFICAÇÃO DE DANOS AO MEIO AMBIENTE E QUANTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS CONTINGÊNCIAS

Autores

  • COSMEILSON RODRIGUES SOARES cosmeilson@ipeac.com.br
    Aluno do 5º ano do Curso de Ciências Contábeis da UFMT/ Campus Universitário de Rondonópolis e estagiário em Auditoria junto a Audiconti Auditoria e Consultoria S/S com sede na mesma cidade.
  • ALOISIO RODRIGUES DA SILVA audiconti@micnet.com.br
  • SOFIA INES NIVEIROS sniveiros@hotmail.com
    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Professora no curso de Ciências Contábeis da UFMT / Campus Universitário de Rondonópolis – Doutorado em Engenharia de Produção.

Resumo

Este artigo enfatiza uma das vertentes da auditoria ambiental e apresenta os resultados da investigação que contemplou uma análise bibliométrica dos artigos publicados pela Revista Brasileira de Contabilidade- RBC e Contabilidade & Finanças da USP, no período compreendido  entre 2000 a 2008. O objetivo central desta pesquisa consistiu na evidenciação da importância da auditoria ambiental como processo sistemático de avaliação e identificação dos impactos causados ao meio ambiente e a quantificação de prováveis contingências à luz da viabilização do desenvolvimento sustentável das organizações. Além disso, o estudo buscou identificar a existência de artigos que abordassem essa temática publicada nesses periódicos, a fim de conhecer o estilo e a visão desses pesquisadores acerca área e do conhecimento contábil. Os resultados apontam que a RBC publicou 327 artigos sobre os mais variados assuntos e a revista Contabilidade & Finanças somou 208 artigos publicados durante esses anos. Possibilitou também, a constatação de que durante todo esse tempo, não houve quaisquer tipo de publicação sobre auditoria ambiental, nos dois periódicos, considerados os maiores e melhores do País. Identificou a complexidade, a necessidade e as possibilidades de possíveis estudos de caráter científico, nessa área, da contabilidade, responsável pela avaliação dos processos operacionais e produtivos como forma de assegurar o desenvolvimento das organizações de forma sustentável.

Biografia do Autor

  • ALOISIO RODRIGUES DA SILVA

    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Professor no curso de Ciências Contábeis da UFMT/ Rondonópolis/MT;  – Professor Dr. em Contabilidade.

Downloads

Publicado

2012-01-01