CERTIFICAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL DE EMPRESAS MATO-GROSSENSES

Autores

  • ADÃO FERREIRA DA SILVA aferreiras@ufmt.br
    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Contador. Professor do Departamento de Ciências Contábeis/FAeCC/UFMT. Especialista em Controladoria e Finanças/UFMT. Mestre em Controladoria e Finanças/USP-SP. Especialista em Controladoria e Finanças/UFMT.
  • MARIA FELÍCIA SANTOS DA SILVA felicias@ufmt.br
    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Contadora. Professora do Departamento de Ciências Contábeis/FAeCC/UFMT e Unirondon. Auditor Público Externo do TCE-MT. Especialista em Controladoria e Finanças/UFMT.Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais/PUC-SP. Especialista em Controladoria e Finanças/UFMT.

Resumo

A busca incessante pelo lucro a qualquer preço, muito praticado em tempos de economia crescente, já não é condizente com a atuação empresarial em época de responsabilidade ecossocial, momento atual da história empresarial. Inúmeros motivos, como pressão externa, benefícios econômicos, incentivos fiscais, redução de custos sociais, têm contribuído para que as empresas, que antes não se preocupavam com os impactos de suas ações na coletividade, redirecionassem seu foco, considerando a ótica da responsabilidade social empresarial. A contabilidade é um importante instrumento neste processo de visualização de ações socialmente responsável, contribuindo com a divulgação de relatórios que demonstram a relação empresa versus sociedade, por meio da elaboração do Balanço Social. Todavia, empresa sociorresponsável destaca-se em função dos gestos, ações concretas, projetos empreendedores, não se confundindo com filantropia. Incentivos à elaboração do Balanço Social, no Brasil, por meio de certificações contemplam as empresas que desenvolvem ações e projetos na ótica de responsabilidade social empresarial. Em Mato Grosso, a quantidade de empresas que elaboram o Balanço Social tem registrado aumento a cada ano, devido, principalmente, ao incentivo concedido pela Assembléia Legislativa, que tem, dentre os objetivos, difundir o conceito e a importância da atuação empresarial responsável.

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Publicado

2011-06-01