A influência da corrupção no custo de capital das empresas listadas na B3
Resumen
Este estudo examina os efeitos das divulgações de notícias de corrupção investigadas pela operação Lava Jato sobre o custo de capital das empresas. Para atender ao objetivo da pesquisa foi aplicada a metodologia de estudo de eventos, avaliando como um determinado evento pode afetar as informações das empresas. A amostra compreende todas as companhias de capital aberto, listadas como ativas na bolsa de valores B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) durante o período base que vai de janeiro de 2014 a dezembro de 2018 compreendendo da primeira à quinquagésima sétima da operação Lava Jato, analisando as empresas diretamente envolvidas nas investigações e as empresas que não apresentam envolvimento com a operação. Os dados financeiros das empresas foram obtidos através da base de dados do software Economática. Os resultados da regressão evidenciaram que empresas citadas na operação Lava Jato, apresentaram um aumento do custo médio de capital após a primeira citação na operação, sendo este aumento intensificado significativamente no 2º e 4º trimestre após a primeira citação na operação, assim, as instabilidades causadas no mercado diante das notícias de corrupção contribuem para o aumento do risco das empresas citadas influenciando no aumento do custo de capital.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).