A CULTURA ORGANIZACIONAL CONTÁBIL: MÉTODO QUINN E SUA INFLUÊNCIA NA INSERÇÃO PROFISSIONAL DA MULHER
Resumen
Com base no referencial teórico, as proposições sobre o gerenciamento da cultura organizacional, operacionalizado pela Tipologia Cultural de QUINN (CVM – Competing Value Model), este estudo investiga o perfil cultural do profissional da área contábil e, em separado, o perfil da mulher contadora. Nessa descrição, o objetivo é testar a hipótese teórica da combinação de tipos culturais, predominando a cultura hierárquica e a racional, queinfluência na inserção do trabalho feminino. Essa hipótese é testada estatisticamente, identificando-se as semelhanças e diferenças culturais entre os gêneros, através de investigação quantitativa, aplicando as técnicas de multivariadas, como gráfico Boplot, análise de agrupamento de Cluster. Os resultados encontrados apontam para duas direções: a cultura está significativamente associada à inserção da mulher na organização contábil; os indivíduos com cultura forte evidenciam melhor desempenho. Desse resultado, infere-se no possível equilíbrio cultural, identificando os pontos cegos das tendências e trabalhando os fatores e crenças não valorizadas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).