CORRELAÇÃO ENTRE A ANÁLISE FUNDAMENTALISTA E A ANÁLISE GRÁFICA DE EMPRESAS QUE NEGOCIAM AÇÕES NA BOLSA DE VALORES
Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar a correlação estatística entre as análises fundamentalista e gráfica das empresas: Petrobras, OGX e Ecodiesel no mercado financeiro. Foi descrito o histórico do mercado de capitais e feita conceituação da análise gráfica e da análise fundamentalista, para dar embasamento teórico de como essas análises são efetuadas para a avaliação dos ativos. Avaliou-se o comportamento do mercado financeiro em função do valor patrimonial das empresas. Foram trabalhados dados do valor patrimonial e de mercado das ações para a obtenção da correlação entre as duas análises. Foi realizado breve histórico de cada empresa e, posteriormente, feitas as análises gráfica e fundamentalista das empresas nos períodos de 2008 e 2009. Para encontrar a correlação das análises fundamentalista e gráfica foi utilizado o coeficiente de correlação linear de Pearson, sendo que as variáveis foram: valores trimestrais do valor patrimonial das ações das empresas pela análise fundamentalista e valores diários da cotação das ações na bolsa pela análise gráfica. A correlação entre as análises fundamentalista e gráfica encontrada foi de 25% para a Petrobrás, -35%, para a OGX e 84% para a Ecodiesel. Para as empresas Petrobras e Ecodiesel, que apresentaram correlação positiva, quando o valor patrimonial aumentar o valor de mercado aumentará e vice-versa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).