O CONTEXTO DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE INTERNACIONAL NO ÂMBITO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE MATO GROSSO
Resumen
Este estudo objetivou diagnosticar o nível de inserção da disciplina de Contabilidade Internacional nas grades curriculares do curso de Ciências Contábeis do Estado de Mato Grosso. A metodologia utilizada foi, primeiramente, a pesquisa bibliográfica com base em textos publicados sobre o assunto em questão e, posteriormente, um estudo empírico que foi realizado nas instituições de ensino superior do Estado de Mato Grosso. Para tanto, foram enviados questionários via e-mail para os coordenadores dos cursos de graduação localizados no perímetro de abrangência da pesquisa. O estudo empírico mostrou a situação da disciplina de Contabilidade Internacional em nosso Estado, onde se constatou que a mesma é mantida nas grades curriculares de 68% das instituições, mesmo apresentando problemas quanto à falta de professores qualificados na área e a pouca quantidade de bibliografia existente sobre o assunto. A maioria dos acadêmicos tem apresentado um resultado considerado bom em relação ao conteúdo da disciplina, superando as dificuldades existentes. Assim, pôde-se concluir que o conhecimento sobre a Contabilidade Internacional é muito importante, pois através de pesquisas e debates sobre o assunto é possível encontrar ações que ajudem para uma melhor aplicação das ferramentas contábeis no mundo. Enfatizou-se também que os futuros e atuais profissionais devem estar preparados neste sentido para contribuir com as empresas em seus negócios.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).