ANÁLISE DO CUSTO DA BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA DO BAIRRO PEDREGAL E REGIÃO

Autores/as

  • GLORIALICE SIGARINI DA SILVA GARCIA gvilela@globo.com
    Especialista em Contabilidade Pública – UCAM
  • ROSENIL GONÇALINA DOS REIS E SILVA rosenilreis@gmail.com
    Especialista em Controladoria e Finanças, com ênfase em Gerenciamento Contábil Empresarial - UFMT
  • JOÃO WANDERLEY VILELA GARCIA vilela@ufmt.br
    Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina; título revalidado pela UnB. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso.

Resumen

Ultimamente, muito se tem discutido sobre a avaliação dos custos dentro do sistema organizacional, sob vários aspectos, principalmente sob o enfoque do controle financeiro. Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo conhecer o funcionamento da Base Comunitária do Pedregal e Região da cidade de Cuiabá, estado de Mato Grosso, como também, identificar os recursos aplicados nos exercícios de 2010 e 2011, além daquele estimado para o ano de 2012. Nesta análise não se considerou as despesas com pessoal e encargos, como também os investimentos das Bases Comunitárias instaladas na capital e interior. Objetivou também, verificar a variação ocorrida nesses períodos e ainda comparar a equivalência destes no âmbito dos recursos destinados à segurança pública. O referencial teórico que sustentam esta análise foram embasadas em pesquisas bibliográficas, com levantamento e seleção dos principais dados contidas nas fontes de artigos, revistas, sites da internet, além da coleta de dados em documentos oficiais, obtidos perante o setor da contabilidade, expressos nos relatórios da Coordenadoria de Segurança das Bases Comunitárias, junto ao comando da Base Comunitária e a Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da Policia Militar. Esses demonstrativos apresentam aspectos procedimentais acerca das temáticas trabalhadas sobre a Contabilidade de custos e sobre a gestão pública, bem como sua aplicabilidade pelas Entidades do Setor Público. Além da descrição dos indicadores de criminalidade, das ações sociais desenvolvidas, como também da relação do custo benefício. Os resultados apontaram que há necessidade de planejamento, devido os recursos orçamentários encontrar-se diluídos em diversas ações, além da necessidade de alocar mais recursos para que as bases possam atuar com eficiência, acerca do policiamento comunitário e nas diversas ações que se propôs a desenvolver junto à comunidade local e adjacências, e com isto contribuir para melhorar a segurança e o bem-estar da população.

Palavra-chave: Custos, Base comunitária, Custos da base comunitária do Pedregal e região cuiabana; Indicadores de criminalidade.

Publicado

2012-07-01