CUSTO DA PRODUÇÃO DO LEITE: ANALISAR A VIABILIDADE ALIMENTAR
Resumen
O principal objetivo deste estudo foi verificar qual seria o menor custo de produção que possibilitasse um maior rendimento para o pequeno produtor de leite e de pasto. Para isso,
A pesquisa foi realizada em uma propriedade rural de pequeno porte na baixada cuiabana. O referencial teórico contemplou alguns artigos que abordam esta mesma temática, além de outros aportes de caráter bibliográfico que dão sustentação aos aspectos conceituais e metodológicos descritos ao final deste trabalho. Vale destacar que o custo nutricional dos alimentos está diretamente relacionado com o resultado da produção, que se reflete na formação dos custos dos insumos consumidos pelas produtoras de leite, objeto desta pesquisa. As variáveis dos insumos são apresentadas através de gráficos, nos quais se evidenciam, individualmente, as ocorrências, no que se refere ao aspecto quantitativo dos insumos quanto da produção por animal. Os resultados apontaram que a opção mais vantajosa para o produtor em termos econômicos, é a utilização de capim a pasto complementando com rações de cevada e silos de milho verde. E para que o produtores tenham sempre resultados satisfatórios tanto na parte administrativa, e principalmente, econômica e financeira, devem sempre buscar novas formas para reduzir os gastos e aumentar a produtividade, para tanto é necessário que o produtor saiba selecionar e administrar a alimentação, norteado pela sazonalidade entre período de chuva e de seca, estações típicas no Estado de Mato Grosso. Desta maneira, saberá qual a melhor época em que deve atuar com mais intensidade.
Palavras-chave: Custo e produtividade leiteira, atividade leiteira, lucro e produção de leite.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).