Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • O artigo deve ser inédito, não estando sob processo de avaliação em outro veículo para publicação;

  • O artigo deve ter sido perfeitamente revisado;

  • Ser editado no Word for Windows;

  • Não deve conter a identificação dos autores no arquivo (ver também propriedades do arquivo);

  • Na primeira página deve conter: o título do artigo em português, inglês e espanhol com fonte Times New Roman tamanho 12 e em negrito; um resumo em português, inglês e espanhol de no máximo 15 linhas (cada), seguido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave;

  • O tamanho do papel deve ser de 29,7 x 21 cm (A4);

  • A fonte do texto deve ser Times New Roman com tamanho 12;

  • O espaçamento deve ser simples entre caracteres, palavras e linhas;

  • A margem superior deve ser de 03 cm, a inferior de 02 cm, a esquerda de 03 cm e a direita de 02 cm;

  • O artigo completo deve conter entre 10 e 18 páginas (incluindo títulos, resumos, palavras-chave, referências, notas, anexos e apêndices);

  • Os títulos e subtítulos deverão ser identificados com negritos e corpos de diferentes tamanhos, caminhando do maior para o menor (título e subtítulo), não se admitindo o uso de negrito fora deste contexto;

  • As palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico;

  • As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas;

  • As citações diretas devem vir acompanhadas do número da página fonte da obra consultada;

  • As ilustrações, tabelas, quadros e gráficos devem ser com fonte Times New Roman tamanho 10 e elaborados em preto e branco;

    As fórmulas foram editadas utilizando-se o Microsoft Equation.

  • Todas as notas de rodapé deverão ser incluídas como notas de final de texto;

  • As referências bibliográficas devem estar no final do artigo e devem obedecer às normas ABNT (NBR 6023/2002);

  • O conteúdo dos artigos são de total e exclusiva responsabilidade dos autores que cedem, previamente, os direitos autorais à RCiC – Revista Ciências Contábeis;

  • No resumo da biografia, é obrigatório o preenchimento da formação e filiação institucional de todos os autores tanto na Etapa 1. INCLUSÃO DE METADADOS; quanto no arquivo complementar submetido na Etapa 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES;

Author Guidelines

Diretrizes para os Autores/Author Guidelines

Obrigatoriamente o manuscrito deve estar formatado conforme template disponível em Template oficial - RCiC

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

É imprescindível que os artigos submetidos sejam inéditos, isto é, não tenham sido enviados para publicação em outra revista.

Se forem trabalhos já divulgados em anais é preciso indicar o nome, local e data do evento no campo COMENTÁRIOS PARA O EDITOR.

Os artigos inéditos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, com no mínimo 10 e máximo de 18 páginas.

O envio dos artigos deve ser de forma eletrônica pelo site https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rcic. Em seguida lhe será enviada mensagem, pelo correio eletrônico rcic@ufmt.br, de confirmação do recebimento do artigo. Dificuldades quanto ao envio do manuscrito tamném podem ser consultadas por meio deste e-mail.

Para submissão dos artigos devem ser observadas as seguintes normas editoriais da RCiC – Revista de Ciências Contábeis:

A) Folha de rosto em arquivo separado (Etapa 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES) com os seguintes dados:

A.1) Título do trabalho no idioma do texto, em inglês e espanhol;

A.2) Nome e titulação do(s) autor(es), limitado a 4 autores por artigo;

A.3) Vínculo institucional do(s) autor(es);

A.4) Endereço, e-mail e telefone para contato.

B) Os artigos (a serem enviados na Etapa 2. TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO), sem identificação do(s) autor(es); devem obdecer basicamente a seguinte estrutura:

i. Título

ii. Resumo

ii. Palavras-Chave

1.  Introdução

2. Revisão da Literatura

3. Metodologia

4. Resultados

5. Discussão e Conclusões

Referências

 

Assim devem conter:

 

B.1) o título em português, inglês e espanhol;

 

B.2) um resumo (no idioma do texto) em no máximo de 15 linhas, em um único parágrafo e sem entrada de parágrafo, espaço simples entre linhas, seguido de três a cinco palavras-chave;

 

B.2.1) O resumo deve contemplar no mínimo (objetivo, métodos, resultados e conclusões da pesquisa).

 

B.3) um abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords;

 

B.4) um resumen (resumo em espanhol), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco palabras-clave;

 

 

C) As páginas dos artigos devem estar devidamente numeradas no canto superior direito, digitadas em editor de texto Word for Windows, em um único lado da folha, nas seguintes condições:

 

C.1) papel formato A4 (210 x 297 mm);

 

C.2) fonte Times New Roman, tamanho 12;

 

C.3) espaço entre linhas: simples;

 

C.4) entrada de parágrafo: 1,25;

 

C.5) margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm;

 

C.6) ilustrações, figuras, quadros e tabelas, sem coloração, em fonte Times New Roman, tamanho 10;

Modelos de figura, quadros e tabelas podem ser consultados no seguinte link http://www.isei.edu.br/files/arquivos/15-quadros.pdf

C.7) fórmulas devem ser inseridas no documento utilizando-se o Microsoft Equation 3.0 ou equivalente e, numeradas sequencialmente à direita.

Exemplo:

(1)

C(x) = Cf + Cv

(2)

R(x) = px

(3)

L(x) = R(x) - C(x)

 

C.8) as citações e referências devem obedecer às normas atuais da ABNT;

 

C.9) todas as notas de rodapé deverão ser incluídas como notas de final de texto;.

 

C.10) as palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico.

 

 

D) As citações no texto devem obedecer a NBR 10.520/2002, conforme exemplos abaixo:

 

(i) Um Autor – no início da frase – Martins (1970, p. 20); no final da frase – (MARTINS, 1970, p. 20)

 

(ii) Dois Autores – no início da frase: Iudícibus e Martins (2004, p. 45); no final da frase: (IUDÍCIBUS; MARTINS, 2010, p. 45)

 

(iii) Três Autores – no início da frase: Lopes, Iudícibus e Martins (2008, p. 5); no final da frase: (IUDÍCIBUS; MARTINS, 2010, p. 45)

 

(iv) mais de três autores – no início da frase: Iudícibus et al. (2006, p. 150); no final da  frase: (IUDÍCIBUS et al., 2006, p. 150)

 

 

Observações Importantes:

 

(i) As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. E neste caso obrigatoriamente deve-se informar o número da página.

 

Exemplo: (Transcrição textual de parte da obra do autor consultado):

 

Lopes, Iudícibus e Martins (2008, p. 5)  afirmam “No passado, ouvíamos muito a discussão de que a Contabilidade seria a profissão do futuro, do século XXI.” A Contabilidade não será relevante no futuro. Ela já é!”

ou

“A Contabilidade não será relevante no futuro. Ela já é!” (LOPES; IUDÍCIBUS; MARTINS, 2008, p. 5).

 

Segundo Lopes, Iudícibus e Martins (2008, p. 5) “[...]todos os resultados empíricos demonstram a enorme importância das informações contábeis para os agentes econômicos [...]”.

 

(ii) As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. E neste caso obrigatoriamente deve-se informar o número da página.

Exemplo:

 

Nós, como pesquisadores, temos que mostrar que estamos aptos a investigar esse importante fenômeno social em suas inter-relações com o Direito, a Sociologia, a Psicologia, a Economia... Nossa preocupação fundamental, todavia, deve ser a informação contábil, a Contabilidade, enfim. E o que precisamos é, ao lado de continuar o trabalho empírico e levantar erros e acertos da Contabilidade normativa, aprender a desenvolver essa Contabilidade normativa com base em fundamentações mais sólidas a partir de pesquisas também empíricas e não apenas do dedutivismo entre paredes. Mas precisamos lembrar que a Contabilidade é o nosso foco, o nosso objetivo, e os instrumentos de pesquisa, inclusive os quantitativos, são, para nós, instrumento, meio, e não fim (LOPES; IUDÍCIBUS; MARTINS, 2008, p. 5).

 

(iii) A citação indireta o texto baseado na obra do autor consultado. Neste caso não é obrigatório informar o número da página.

Exemplo:

 

De acordo com Lopes, Iudícibus e Martins (2008), a Contabilidade é o foco principal do cientista contábil.

 

ou

 

A preocupação das investigações na área da contabilidade deve ser a informação contábil (LOPES; IUDÍCIBUS; MARTINS, 2008).

 

 

D) As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do texto de acordo com a NBR 6023 revisada, em ordem alfabética, em fonte 12, com espaçamento simples e uma linha em branco após cada obra, como nos exemplos a seguir:

 

D.1) Artigos de Periódicos (revistas científicas):

 

PAULO, W. L.; FERNANDES, F. C.; RODRIGUES, L. G. B.; e EIDT, J. Riscos e controles internos: uma metodologia de mensuração dos níveis de controle de riscos empresariais. Revista Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. 43, p. 49-60, jan./abr. 2007.

 

 

D.2) Artigos de Anais de Congressos:

 

IUDÍCIBUS, S. Perspectivas e tendências da pesquisa contábil. In: Congresso Brasileiro de Contabilidade, 14, 1992, Salvador. Anais... Brasília: CFC, 1992. 1 CD-ROM.

 

 

D.3) Working Paper

 

CORNACCHIONE JUNIOR, E. B. Desafios para contabilidade: 2015-2030. Working Paper, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2322439. Acesso em 21 jan. 2013.

 

 

D.4) Teses

 

PETRI, N. Analise de resultados no setor público. 1987. 150 f. Tese (Doutorado em Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.

 

 

D.5) Dissertações:

 

BEUREN, I. M. Divulgação de informações voluntárias em relatórios financeiros e seu relacionamento com a estrutura das empresas e características dos contabilistas. 1991. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 1991.

 

 

D.6) Livros:

IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009

 

 

D.7) Capítulos de Livros:

IUDÍCIBUS, S. Mensuração em Contabilidade. In: RIBEIRO FILHO, JOSE FRANCISCO; LOPES, JORGE; PEDERNEIRAS, MARCLEIDE. (Org.). Estudando teoria da contabilidade. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009, p. 177-184.

 

 

D.8) Artigo Online (retirado da internet):

 

VIRTUOSO, C. H. Balanço social: essa idéia deve continuar. Jornal Nota 10, Rio de Janeiro, maio/jul. 2002. Disponível em: http://www.crcrj.org.br/. Acesso em: 21 jan. 2003.

 

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.