ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL NOS SUPERMERCADOS ASSOCIADOS À ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE PINHALZINHO/SC.

Authors

  • DEJONATÃ VEIT djo_ny@hotmail.com
    Bacharel em Ciências Contábeis — HORUS Faculdades, SC.
  • MAURO GOTTARDI maurogottardi@hotmail.com
    Especialista em Gestão de Custos — HORUS Faculdades, SC.
  • ALEX FABIANO BERTOLLO SANTANA afbsantana@hotmail.com
    Mestre em Ciências Contábeis — CEULJI/ULBRA, Ji-Paraná/RO

Abstract

Esta pesquisa foi realizada com 15 supermercados associados da Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho, com principal objetivo de trazer à tona o orçamento empresarial, ferramenta importante e imprescindível para as empresas inseridas num mercado extremamente competitivo. Buscou-se também caracterizar o perfil dessas empresas, analisar como elas utilizam as diversas formas de orçamento além de verificar qual a sua concepção sobre orçamento, como também, averiguar se essas empresas definem metas de resultados para seus diversos componentes. A metodologia adotada foi o estudo de caso, de caráter descritivo seguido de análises quantitativas.  Após o levantamento dos dados constatou-se que a maioria das empresas aplica alguma forma de orçamento, sendo que a maioria delas são familiares, e sua forma de tributação é o simples nacional. Nesse contexto, percebeu-se que há a consciência da importância dessa ferramenta de gestão para a empresa, porém a falta de conhecimento e condições adversas, as impedem de aplicar o orçamento.  Entretanto, para aquelas que praticam o orçamento, 80% definem uma meta de resultados, 73% fazem o orçamento de vendas; 87% calculam o orçamento de compras. Esses percentuais são animadores, considerando que a maioria das empresas, de um modo geral, pratica alguma forma de orçamento.

Published

2012-01-01