O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA DA CONTABILIDADE BRASILEIRA AOS PADRÕES INTERNACIONAIS E SEUS REFLEXOS NA CONTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE CUIABÁ-MT
Abstract
Este estudo teve como finalidade analisar quais foram as principais mudanças ocorridas na contabilidade das pequenas e médias empresas, no que diz respeito ao processo de convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais advindos das alterações da lei 6.404/76, quais as vantagens e desvantagens apresentadas, bem como as principais dificuldades encontradas pelas empresas que prestam serviços contábeis, para se adaptar às novas normas. Foi elaborado um questionário baseando-se no tema proposto e, em seguida, foi ele submetido aos principais escritórios de contabilidade da cidade de Cuiabá-MT durante o mês de junho do presente ano. Após realização da pesquisa, os dados coletados foram analisados e, posteriormente, apresentaram-se os resultados da pesquisa, as principais mudanças identificadas na contabilidade das pequenas e médias empresas, as dificuldades encontradas nesse processo de adequação, contribuindo, dessa forma, para o entendimento de tais mudanças, mostrando a realidade vivida pelas referidas empresas no que diz respeito ao processo de convergência hoje presenciado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).