O CONTROLE INTERNO COMO FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NO BANCO DO BRASIL DE CUIABÁ – MT
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar a importância do controle interno para o funcionamento de uma Instituição Financeira. Para tanto se buscou, na literatura, embasamento conceitual sobre auditoria contábil, auditoria interna, controle interno e suas características, objetivos e importância, bem como os organismos reguladores dos controles internos nas instituições financeiras. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, onde, por meio de um estudo de caso em uma instituição financeira de Cuiabá/MT, foi possível diagnosticar a importância do controle interno como instrumento de apoio à gestão. O foco deu-se na análise das normas estabelecidas pelos órgãos competentes, na observação passiva do ambiente de pesquisa e de entrevistas com funcionários da Instituição estudada. Como resultado, obteve-se as características do controle interno da Instituição estudada, bem como seus métodos de avaliação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).