A VISÃO CIENTÍFICA E A CONTABILIDADE: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DAS TEORIAS DE MENSURAÇÃO
Abstract
A finalidade deste estudo é a de reacender, no meio acadêmico, científico e profissional o debate sobre as teorias de mensuração de ativos, passivos exigíveis e patrimônio líquido. A contabilidade direciona seu propósito no fornecimento de informações de natureza econômica, financeira, física e de produtividade que sejam úteis aos usuários nas tomadas de decisões. O pleno atendimento a este objetivo mostra a urgência com que a profissão contábil deve direcionar suas ações para a formulação de uma teoria geral capaz de dar sustentação, credibilidade e integridade aos dados evidenciados pelo sistema contábil específico, tornando-os úteis para aqueles fins. Como se sabe, a contabilidade financeira, tradicionalmente, adota o método do custo histórico para medir os ativos de uma dada organização, porém o estágio atual da economia exige a adoção de outros modelos matemáticos, como valor presente, custo corrente, preço de saída e valor líquido realizável. Quanto à mensuração das exigibilidades, compreende-se que a melhor forma de evidenciá-la é pelo valor presente. Dessa forma, pode-se afirmar que a contribuição deste artigo consiste na possibilidade de reacender as discussões sobre as características qualitativas da integridade, confiabilidade, comparabilidade e materialidade das informações evidenciadas pelo sistema contábil moderno.
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).