CARGA TRIBUTÁRIA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: GESTÃO CONTÁBIL TRIBUTÁRIA
Abstract
Apresenta uma análise pormenorizada do impacto da carga tributária nas Micro e Pequenas Empresas – MPE em comparação às grandes, na atividade do comércio varejista. As MPE brasileiras têm carga tributária maior do que as das Grandes Empresas, e que nas 252.111 simulações de resultados da carga tributária, dos 11 tributos e contribuições, nos regimes tributários SIMPLES das MPE e Lucro Real das Grandes Empresas, onde as ME somente teriam vantagens tributárias operando com elevadas margens de lucro líquido entre 6% a 8%, e com redução da carga tributária de: INSS, CSLL, e IRPJ. No SUPERSIMPLES as margens de lucro líquido ficam menores em 3% a 5%, com a adição da redução tributária do ICMS. Para as EPP, com grandes margens de lucro líquido entre 8% a 16%, uma redução da carga tributária apenas de: CSLL e IRPJ. No SUPERSIMPLES, as margens de lucro líquido em 5% a 13%, apenas com menor carga tributária do ICMS nas vendas até R$ 1.200.000 por ano, e quando acima desta faixa, uma maior carga desse tributo. O sistema de simplificação tributária brasileiro para as Micro e Pequenas Empresas tem como interessado o Fisco, instrumento de racionalização de fiscalização e arrecadação, e não de redução à carga tributária das MPE, e registra que o ingresso no regime SIMPLES é irretratável durante o ano, sem poder migrar. Uma das causas das MPE serem oneradas na carga tributária no regime SIMPLES se deve ao fato dos usuários não utilizarem as informações contábeis.
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).