MODELAGEM DE MENSURAÇÃO DO ATIVO INTANGÍVEL DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver ummodelo para mensurar os ativos intangíveis de uma Instituição de EnsinoSuperior (IES), tendo como base os parâmetros criados pelo Sistema Nacional deAvaliação da Educação Superior (SINAES), aprovados pelo Ministério da Educação(MEC), com o propósito de avaliar as condições de ensino dos cursos degraduação. O modelo proposto fundamenta-se nas perspectivas da identificação defatores intangíveis, avaliando o capital intelectual, não evidenciado nas demonstraçõescontábeis. São frutíferos os resultados apresentados sobre como proceder aoregistro, o controle e utilização dos bens intangíveis, surgindo diferentesalternativas que devem ser um passo para a construção de um sistema paraevidenciar os valores intangíveis. Uma das formas de se adequar ao modeloproposto, ampliando as informações da contabilidade financeira é incorporar aavaliação dos ativos intangíveis e intelectuais de uma organização, que leva emconsideração os ativos intangíveis no momento de avaliar o desempenho dasorganizações. Este procedimento é imprescindível, uma vez que os ativosintangíveis têm maior importância para as organizações da era da informação. Oativo intangível de uma IES, formado pelo capital humano vem gerar resultadoseconômicos e financeiros futuros, fato que deve ser evidenciado no balançopatrimonial.Downloads
Published
2010-01-01
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Section
Artigos
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