A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA: UM ESTUDO DO PROCESSO DE GESTÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO VAREJISTA DO NORTE DE MATO GROSSO
Abstract
Este estudo objetiva diagnosticar como o processo de gestão pode influenciar no desempenho das atividades cotidianas dos colaboradores de uma empresa do ramo varejista. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, mais precisamente a realização de um estudo de caso que proporcionou evidências para identificar, descrever comparar e analisar os dados encontrados. No referencial teórico apresenta-se a importância da controladoria e suas ferramentas como base para a melhoria do modelo de gestão das empresas, o modelo e o processo de gestão e a influência da cultura organizacional nas empresas, de forma a demonstrar que a contabilidade avançou como todas as ciências trazendo a controladoria como fonte para enfrentar os novos desafios econômicos e financeiros proporcionados pela globalização em nível mundial. No estudo de caso realiza-se um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado à administração da entidade para investigar de que forma os conceitos tratados anteriormente são realizados pela empresa estudada. De posse dos resultados é possível concluir que há a necessidade de mudanças no atual modelo de gestão utilizado pela empresa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).