ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DA GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE CURTO PRAZO DAS EMPRESAS AÉREAS GOL E TAM
Abstract
O trabalho tem o objetivo de comparar o desempenho da gestão econômico-financeira de curto prazo das empresas aéreas Gol e Tam, nos anos de 2009 e 2010. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado por meio de pesquisa documental. Os documentos utilizados nesta pesquisa compreendem os relatórios das empresas estudadas, pesquisados no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Foram utilizados apenas estes dois exercícios, tendo em vista a situação do ano de 2008, com o ápice da crise econômica mundial, o que de alguma maneira poderia interferir na análise de evolução. Por outro lado, no período em que foi desenvolvida a pesquisa, ainda não haviam sido publicadas as demonstrações financeiras das empresas referentes ao ano de 2011. Como resultado obteve-se que a empresa Gol apresenta posição financeira mais privilegiada que a Tam, pois exibe uma melhor estrutura de capital, dependendo menos de capital de terceiros, e ainda possui maior liquidez. De forma geral, a Gol apresentou melhores margens que a Tam, e conseguiu em 2010 encerrar com o dobro da margem líquida apurada pela Tam. A Tam por sua vez teve destaque, tanto em 2009 como em 2010, nos resultados líquido e operacional e na rentabilidade do PL, tendo alcançado também uma melhor Geração de Caixa (EBTIDA). Foi possível perceber que analisar o desempenho econômico-financeiro das empresas é um importante instrumento de gestão.Palavras-Chave: Desempenho Financeiro. Indicadores Financeiros. Indicadores Econômicos. Análise Econômico-Financeira.
Published
2018-11-08
Issue
Section
Artigos
License
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).