EDUCAÇÃO CORPORATIVA E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA: O PAPEL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS NESSE CENÁRIO DE APRENDIZAGEM

Authors

  • VANUSA BATISTA PEREIRA vanusa_storti@hotmail.com
    UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

Abstract

A presente pesquisa teve como objetivo identificar se práticas de educação corporativa encontrada nos Tribunais de Contas brasileiros são perceptíveis através das demandas da Nova Contabilidade Pública. Atualmente, existem 34 Tribunais de Contas no Brasil, sendo 27 estaduais, 6 municipais e um Federal. A pesquisa foi conduzida por meio de levantamento (survey) eletrônico e se caracteriza quanto aos seus objetivos como  descritiva e quanto à abordagem do problema, qualitativa e quantitativa. A  população é formada por servidores dos Tribunais de Contas brasileiros, separando-se em dois grupos: servidores dirigentes de escolas\institutos de contas ou setores correlatos; e servidores não dirigentes. Foram utilizados dois questionários destinados a cada grupo, elaborados com a utilização da ferramenta Google Docs. Participaram da pesquisa 13 dirigentes e 153 servidores não dirigentes, que acessaram o questionário on-line no período de 30/10/2012 a 20/12/2012. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, foram detectadas práticas de EC alinhadas à Nova Contabilidade Pública, fazendo-se necessário, contudo, o desenvolvimento de novas competências voltadas às ações educacionais e planejamento estratégico, carecendo de avanços principalmente quanto às formas de avaliação pós capacitação.

Author Biography

  • VANUSA BATISTA PEREIRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

    Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD/MG, possui especialização em "Custos e Gestão Empresarial", "Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde", e "Saúde e Segurança do Trabalhador"; é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tem experiência na área Pública onde atua desde 1994, com ênfase em Recursos Humanos, Licitação e Contratos, elaboração de Orçamento Público, execução orçamentária e financeira, custos e Prestação de Contas. Atualmente é Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, estando lotada no Departamento de Ciências Contábeis. Também exerce o cargo de Contadora junto à ACSC/Hospital Regional de Cáceres Dr. Antonio Fontes, desempenhando suas atividades junto ao Setor de Custos.

Published

2013-07-01