Controle interno: um estudo de caso em uma microempresa
Resumo
O presente estudo aborda o tema controle interno em uma microempresa e sua importância no processo gerencial, tem por objetivo geral descrever os procedimentos de controle interno que podem ser aplicados para a melhoria das rotinas de uma microempresa em Cuiabá, Mato Grosso. Ainda, será analisada a existência de controle interno dentro da empresa em questão, bem como descrever o funcionamento das rotinas e apresentar melhorias para os procedimentos de controle interno. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso, sendo esta uma pesquisa qualitativa e descritiva desenvolvida através de levantamento de dados por entrevista com o auxílio de um questionário semiestruturado com roteiro. A análise do estudo apresenta descrição do funcionamento da empresa estudada, os processos de controles internos existentes das contas caixa, estoque, contas a pagar e receber. Os resultados obtidos demonstram que os procedimentos adotados não são satisfatórios para a garantia de dados contábeis confiáveis, e para a transparência nas transações executadas, o que pode acarretar em fraudes, má gestão e diminuição do crescimento da empresa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).