CUSTOS CONJUNTOS EM INDÚSTRIAS DE LATICÍNCIOS: UM ENFOQUE DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Resumo
Neste estudo procurou-se demonstrar que os métodos convencionais utilizados pelas indústrias de laticínios para a apuração dos custos conjuntos dos produtos que produzem, não encontram subsídios em seus próprios relatórios, capazes de auxiliar os gestores de citadas empresas no processo de tomada de decisão. A hipótese básica estabelecida indica que os métodos adotados por essas empresas para a mensuração dos produtos conjuntos elaborados carecem de credibilidade, por não espelharem com clareza o quanto de fato custou à empresa a produção de um e de outro co-produto. Os resultados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica indicam que a alocação dos custos conjuntos, através de rateio, não supre os gestores com informações corretas e seguras a respeito do custo e da rentabilidade de cada um desses co-produtos. O estudo evidenciou ainda que a utilização do conceito de margem de contribuição fornece aos gestores dessas organizações informações mais completas e confiáveis, capazes, portanto, de melhor apoiá-los no processo decisório de suas empresas. O modelo gerencial proposto, elaborado com base no conceito de margem de contribuição, favorece a apuração do ponto de equilíbrio contábil e margem de segurança operacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).