Reflexo da aplicação dos recursos públicos no desempenho educacional dos Municípios Catarinenses

Autores

  • Gilvane Scherer gilvane.scheren@unochapeco.edu.br
    UNOCHAPECÓ
  • Evanilde Gollo Cordazzo evanilde@unochapeco.edu.br
    UNOCHAPECÓ
  • Antonio Zanin zanin@unochapeco.edu.br
    UNOCHAPECÓ
  • Cristian Baú Dal Magro cristianbaumagro@gmail.com
    Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Resumo

As recentes mudanças que visam maior transparência da contabilidade pública no Brasil, juntamente com os instrumentos de gestão que permitem o acompanhamento dos recursos públicos, sua comparabilidade e controle dos resultados, permitem que os reflexos das ações dos gestores públicos possam ser avaliados por meio do desempenho obtido. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de identificar a relação entre a aplicação dos recursos públicos e o desempenho educacional dos municípios catarinenses. Para tanto, utilizou-se ferramentas de análise estatística descritiva e modelos de dados em painel. O estudo caracteriza-se como descritivo, a partir de análise documental com abordagem quantitativa. Na análise do desempenho educacional foi evidenciada uma relação positiva e significativa entre custo/aluno e o FUNDEB, corroborando com a redistribuição dos recursos da educação pelo FUNDEB tem forte impacto no crescimento uniforme do desempenho educacional presente nos municípios catarinenses. Os resultados indicam que, o porte do município (pequeno, médio e grande) não impactou significativamente no desempenho educacional dos municípios catarinenses. Ainda, é notório destacar que as variáveis da educação infantil apresentaram baixo impacto de significância na explicação dos desempenhos educacionais obtidos no ensino fundamental.

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Publicado

2019-02-04