Reflexo da aplicação dos recursos públicos no desempenho educacional dos Municípios Catarinenses
Resumo
As recentes mudanças que visam maior transparência da contabilidade pública no Brasil, juntamente com os instrumentos de gestão que permitem o acompanhamento dos recursos públicos, sua comparabilidade e controle dos resultados, permitem que os reflexos das ações dos gestores públicos possam ser avaliados por meio do desempenho obtido. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de identificar a relação entre a aplicação dos recursos públicos e o desempenho educacional dos municípios catarinenses. Para tanto, utilizou-se ferramentas de análise estatística descritiva e modelos de dados em painel. O estudo caracteriza-se como descritivo, a partir de análise documental com abordagem quantitativa. Na análise do desempenho educacional foi evidenciada uma relação positiva e significativa entre custo/aluno e o FUNDEB, corroborando com a redistribuição dos recursos da educação pelo FUNDEB tem forte impacto no crescimento uniforme do desempenho educacional presente nos municípios catarinenses. Os resultados indicam que, o porte do município (pequeno, médio e grande) não impactou significativamente no desempenho educacional dos municípios catarinenses. Ainda, é notório destacar que as variáveis da educação infantil apresentaram baixo impacto de significância na explicação dos desempenhos educacionais obtidos no ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).