Inter-relação entre indicadores socioeconômicos e orçamentários: o caso dos estados brasileiros
Resumo
O artigo tem como propósito identificar qual o nível de inter-relação existente entre os indicadores de execução orçamentária e socioeconômicos dos estados brasileiros. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo documental e descritiva, que tem como período de observação os anos de 2000 a 2010. São levantadas três variáveis dependentes (PIB, IDH e Qualidade de Vida) e três variáveis independentes (representado pelos quocientes de execução orçamentária: geral, corrente e capital). Aplicando-se o método da análise de correlação canônica, os achados sinalizam que os indicadores orçamentários estão inter-relacionados com os indicadores socioeconômicos. Mais precisamente, variações positivas no quociente de execução orçamentária geral tende a diminuir o IDH, contudo tende a elevar tanto o PIB quanto a qualidade de vida. Igualmente, variações negativas no quociente de execução orçamentária corrente e de capital provocam a diminuição do IDH; porém aumentam o PIB e a qualidade de vida dos estados observados no período.
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).