Percepções e impactos das ações não sustentáveis na Escola Estadual Militar Tiradentes em Sinop/MT: Uma análise exploratória para medidas sustentáveis e conscientes
An exploratory analysis for sustainable and conscious measures
DOI:
https://doi.org/10.5281/v13bbh37Resumo
Ações não sustentáveis geram impactos negativos ao meio ambiente, sociedade e economia, comprometendo recursos naturais e a qualidade de vida futura. Exemplos incluem desmatamento, consumo excessivo de energia não renovável e descarte inadequado de resíduos, levando à degradação ambiental, desigualdades sociais e perda de biodiversidade. A conscientização e práticas sustentáveis são essenciais para preservar recursos e garantir um futuro equilibrado. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos alunos, pais e responsáveis, professores e militares da Escola Estadual Militar Tiradentes em Sinop/MT em relação aos impactos das ações não sustentáveis e medidas sustentáveis e conscientes. Sendo classificada como aplicada, mista (qualitativa e quantitativa), exploratória, por meio de um estudo de caso. Os resultados destacaram uma notável e significativa preocupação com a conscientização em relação a várias questões ambientais. Além disso, revelaram um reconhecimento das problemáticas ligadas ao meio ambiente, como o consumo excessivo de recursos naturais, a utilização inadequada de agrotóxicos na agricultura, a degradação dos ecossistemas e as emissões de poluentes. Por fim, torna-se essencial que a escola venha fortalecer iniciativas promovendo consumo consciente de recursos naturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).