Percepções e impactos das ações não sustentáveis na Escola Estadual Militar Tiradentes em Sinop/MT: Uma análise exploratória para medidas sustentáveis e conscientes

An exploratory analysis for sustainable and conscious measures

Autores

  • Ananias Francisco Santos prof.ananias@gmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
  • Lucas da Silva dos Santos ls55953667@gmail.com
    Escola Estadual Militar Tiradentes/Sinop-MT
  • Claudiane da Silva dos Santos Claudiane da Silva dos Santos claudiane1479@gmail.com
    Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Franciele Aparecida dos Anjos Fermiano franciele.fermiano@unemat.br
    Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
  • Edelmiro Alves da Silva edelmiroalves238@gmail.com
    Escola Estadual Militar Tiradentes/Sinop-MT

DOI:

https://doi.org/10.5281/v13bbh37


Resumo

Ações não sustentáveis geram impactos negativos ao meio ambiente, sociedade e economia, comprometendo recursos naturais e a qualidade de vida futura. Exemplos incluem desmatamento, consumo excessivo de energia não renovável e descarte inadequado de resíduos, levando à degradação ambiental, desigualdades sociais e perda de biodiversidade. A conscientização e práticas sustentáveis são essenciais para preservar recursos e garantir um futuro equilibrado. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos alunos, pais e responsáveis, professores e militares da Escola Estadual Militar Tiradentes em Sinop/MT em relação aos impactos das ações não sustentáveis e medidas sustentáveis e conscientes. Sendo classificada como aplicada, mista (qualitativa e quantitativa), exploratória, por meio de um estudo de caso. Os resultados destacaram uma notável e significativa preocupação com a conscientização em relação a várias questões ambientais. Além disso, revelaram um reconhecimento das problemáticas ligadas ao meio ambiente, como o consumo excessivo de recursos naturais, a utilização inadequada de agrotóxicos na agricultura, a degradação dos ecossistemas e as emissões de poluentes. Por fim, torna-se essencial que a escola venha fortalecer iniciativas promovendo consumo consciente de recursos naturais.

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Publicado

2025-02-24