A desburocratização na abertura de empresas na perspectiva dos profissionais contábeis um estudo em Tangará da Serra-MT
DOI:
https://doi.org/10.5281/wj1tgh17Resumo
O estudo objetivou verificar o reflexo que as mudanças ocorridas no processo de constituição, alteração e baixa de empresas, tiveram para os profissionais contábeis de Tangará da Serra/MT. Trata- se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e método de pesquisa de campo. Os resultados demonstram um departamento recente de legalização de empresas, possuindo um setor específico, na qual as pessoas realizam atividades em paralelo com outro setor, mesmo que as pessoas realizem atividades diferentes. Identificou-se profissionais contábeis comprometidos em direcionar o empresário, na natureza jurídica e no regime tributário mais viável. Observou-se ainda que houve atraso na integração do município de Tangará da Serra com o programa Redesim, comparando com outros municípios. Percebe-se que a principal desburocratização ocorrida nos processos de registros foi nos prazos de aprovação dos contratos compreendendo de 8 a 15 dias para até 2 dias. Diante disso, o reflexo das mudanças ocorridas nos processos de constituição, alteração e baixa de empresas, sob a perspectiva dos profissionais contábeis, gera dificuldades, no entanto proporciona evolução.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).